quinta-feira, 7 de julho de 2016

HOB promove ação em shopping de Taguatinga para o Dia da Saúde Ocular


Dez de julho é o Dia da Saúde Ocular. E para celebrar a data, o Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) promove uma ação especial de prevenção ao glaucoma, com aferição da pressão intraocular. O evento será realizado no JK Shopping, em Taguatinga, em dois dias: 9/07, sábado, das 10h às 22h, e domingo, 10/07, das 14h às 20h. O evento é gratuito e aberto ao público.  

Comemorado mundialmente, o Dia da Saúde Ocular chama atenção para os cuidados com os olhos e a importância da consulta periódica ao oftalmologista. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 75% das cegueiras do mundo poderiam ser detectadas e evitadas com simples exames regulares. “Muitas doenças oculares são assintomáticas em estágio inicial e a prevenção é fundamental para evitar qualquer perda visual”, afirma o dr. Canrobert Oliveira, chefe do departamento de refrativa e presidente do conselho do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).

Outro fator importante que deve ser considerado é o envelhecimento da população. As três maiores causas de cegueira no mundo são doenças como catarata, degeneração macular e glaucoma, que acometem, sobretudo, os idosos. Considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma, por exemplo, já atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo o motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão.

No Brasil, mais de 900 mil pessoas são diagnosticadas com a patologia. O glaucoma é uma doença degenerativa e progressiva, que danifica as células do nervo óptico. É crônica e não tem cura, sendo que na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. “Por isso, é necessário sempre um exame oftalmológico, com medição da pressão intraocular, exame do fundo de olho e campo visual. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores as chances de proteger a sua vista",orienta o dr. Ricardo Yuji Abe, chefe do Departamento de Glaucoma do HOB.

Serviço:
Dia da Saúde Ocular
Local: JK Shopping, Taguatinga.
Data: 9/07, sábado, das 10h às 22h, e domingo, 10/07, das 14h às 20h.
Evento gratuito e aberto ao público.  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...