quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Espetáculo “O Equilibrista”, de Luciana Martuchelli, tem apresentação no Sesc Ceilândia

[Metrópoles] A Cia YinsPiração Poéticas Contemporâneas leva à programação do Festival Cena Contemporânea o espetáculo “O Equilibrista” para duas sessões. A primeira delas será nesta quarta-feira (31/8), no Teatro Sesc Paulo Autran (Taguatinga Norte); a segunda, no sábado (3/8), no Teatro Sesc Newton Rossi (Ceilândia Norte).
Em cena, o ator Filipe Lima vive diversos personagens divididos entre dois medos —  o de crescer e de morrer. Entre eles, há o jovem puro de coração, que ouve o chamado à aventura: um anjo descontente com o conforto da eternidade e um rouxinol que canta para um imperador chinês à beira da morte. O texto é inspirado na carta zero do tarô — o Bobo.
Resultado de uma pesquisa assinada pela autora e diretora da peça, Luciana Martuchelli, e pelo ator, “O Equilibrista” apresenta-se como uma “poética contemporânea sobre novas masculinidades”. Quais são as heranças, modelos e escolhas que transformam um menino em um homem e um homem em um artista e criador? O texto questiona.
O texto foi escrito originalmente em espanhol por Luciana, também diretora da companhia, para apresentação no Festival de Mulheres pela Paz na Colômbia, dirigido por Patricia Ariza — também responsável pelo grupo de teatro La Candelaria e pela Corporação Colombiana de Teatro.
“O mais interessante foi perceber que um festival de mulheres abraçou esse questionamento que ‘O Equilibrista’ traz do que é ser homem a partir do ponto de vista de um menino”, diz Luciana, lembrando a primeira apresentação da peça, em 2014.
Este é o primeiro trabalho da companhia concebido para um único ator. No entanto, a montagem envolve, além de Filipe e Luciana — que assina ainda cenografia, adereços e iluminação –, o músico Guilherme Cezário, que toca a trilha sonora ao vivo, e a assistência de direção de três outros integrantes da YinsPiração — André Aires, Joelma Pereira e Murilo Nascimento.
Em atividade desde 2002, a.Cia YinsPiração Poéticas Contemporâneas tem no currículo os espetáculos “A Página em Branco” (2005), “Medea, Gaia em Fúria” (2007), “Elizabeth Tudo Pode” (2011) e “Sonhos de Shakespeare” (2015).
“O Equilibrista”

Dia 31/8 (quarta-feira), às 20h. No Teatro Sesc Paulo Autran (CNB 12, AE 2/3, Taguatinga Norte; 3451-9103 e 3451-9104). Entrada franca. Classificação indicativa 12 anos.
Dia 2/9 (sábado), às 20h. No Teatro Sesc Newton Rossi (QNN 27, Lote B, Ceilândia Norte; 3379-9500). Entrada franca. Classificação indicativa 12 anos.

*Portal Metrópoles/ Imagem divulgação
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...