segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Mostra de Dança Infantil da Ceilândia começa nesta terça-feira

Valorizar a arte local é a proposta da Mostra de Dança Infantil da Ceilândia, que será realizada nos dias 09 e 10 de agosto no Teatro Newton Rossi - SESC Ceilândia-DF. Os artistas-mirins com idade entre 02 e 14 anos farão 30 apresentações artísticas (solos, duos, trios e conjuntos com, no máximo, 07 minutos cada) divididas nos dois dias de eventos (15 apresentações por dia).

Projetos sociais

Ceilândia não foi escolhida à toa. O festival ocorrerá em uma cidade de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) como forma de incentivar a criação e vivência cultural, despertando a ética e cidadania por meio do trabalho em conjunto. 

Entre as apresentações do primeiro dia da Mostra está o grupo "Meninos do Por do Sol", com crianças carentes do Setor Habitacional do Pôr do Sol, de Ceilândia. Já na quarta-feira será a vez de outro projeto social mostrar a arte local: Casa Azul, de Samambaia.

Como forma de incluir todos nesse mundo da arte, a entrada do evento é franca (Se quiser ajudar: contribuição 1 Kg de alimento não perecível) e a Mostra terá áudio-descrição para deficientes visuais e ainda tradução em libras.

Abertura premiada

A abertura da Mostra ficará com o premiado grupo "Corpo de Baile". Os garotos foram os únicos representantes de Brasília que participaram do Festival de Dança de Joinville. O evento reuniu - no de fim de julho - mais de seis mil participantes diretos e atraiu público superior a 200 mil pessoas numa média de 170 horas de espetáculos. Em 2005, o Festival foi considerado o maior evento de dança do mundo no Guinness Book.

O grupo participou e foi premiado em recentes festivais em São Paulo e Belo Horizonte em categorias duo livre e conjunto clássico livre. O ensaio deles está marcado para às 18h, tanto terça-feira como quarta.


A idealizadora Joice Álecx 

O evento foi idealizado por Joice Álecx, bailarina profissional há 12 anos e premiada nos Festivais Passo de Arte Idaiatuba (SP), Festival Internacional de Dança de Joinville (SC), Taguatinga Dança 2012, entre outros.  
 
Joice criou a mostra pensando na condição dos bailarinos infantis e no incentivo que eles recebem nessa etapa de suas vidas, sem muitas ações que promovam formas de avaliar seus talentos e de identificar os níveis de cada um dentro da arte que praticam. “A ideia do festival é incentivar a dança infantil e trazer para a cidade de Ceilândia o contato com essa arte, preservando os bens culturais locais”, afirmou.  
 
A dança favorece o desenvolvimento criativo pelo conhecimento do corpo no espaço e no tempo, tornando a criança comunicativa e sensível à realidade. O valor educativo que a dança tem revela-se para além do desenvolvimento das capacidades motoras, com a transmissão da cultura e a preservação de valores sociais.
 
Serviço:
Data: 09 e 10 de agosto de 2016
Horário: 19h
Duração do espetáculo: 2 horas
Local: Teatro Newton Rossi - SESC Ceilândia
Classificação etária: Livre
Entrada Franca: contribuição 1 Kg de alimento não perecível
Facebook: https://www.facebook.com/mostradedancainfantildaceilandia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...