sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Ceilândia recebe campanha antirrábica neste sábado (17)


[Agência Brasília] Onze regiões administrativas do Distrito Federal recebem, neste sábado (17), a segunda e última etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica 2016 na área urbana. Ao todo, 292 postos localizados em Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Guará I e II, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Santa Maria e Taguatinga receberão cães e gatos para serem imunizados.

Até agora, aproximadamente 110 mil animais já foram vacinados, sendo 33 mil na área rural, em 28 de agosto, e outros cerca de 75 mil na primeira etapa da área urbana, no último sábado (10). A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 271 mil cães e gatos, o que representa 80% da população desses animais no DF.

O Ministério da Saúde enviou à Secretaria de Saúde 300 mil doses de vacina. Segundo o veterinário da Vigilância Ambiental, Laurício Monteiro da Cruz, a eficácia dela é de 95% e sem efeitos colaterais ao animal. "Podem ser imunizados cães e gatos saudáveis, com três meses ou mais de vida, inclusiva as cadelas e gatas gestantes e lactantes", destaca.

Os animais que estão tomando a vacina pela primeira vez deverão repetir a dose 30 dias depois da primeira imunização, em um dos postos de Inspetoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.

RAIVA – Segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde, Tiago Coelho, a adesão à campanha é importante para manter a cidade sem raiva humana. "O último caso registrado no DF foi em 1978", frisa.

A raiva é uma doença 100% letal ao ser humano. O vírus é transmitido do animal para o homem principalmente através de mordida. Cães e gatos são os principais transmissores da doença. Mesmo a raiva estando controlada no DF nestes animais é necessário que eles sejam vacinados, pois a vacina é a única forma de prevenção.

Anualmente, são realizados 15 mil atendimentos, em média, na rede hospitalar pública do DF por mordedura e agressões diversas de cães, gatos e outros animais. O único caso de raiva humana no DF ocorreu em 1978. E em cães e gatos, nos anos 2000 e 2001, respectivamente.

Confira aqui os postos de vacinação  


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...