Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Cães e gatos aguardam um novo lar para sair da Zoonoses



[Agência Brasília] Latidos que mais parecem pedidos de atenção. É assim que 16 cães que aguardam serem adotados se comportam ao perceberem a chegada de um possível dono no Gerência de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde. Os 20 gatos também não ficam para trás. Apesar de não fazerem barulho, mostram todo o seu mimo quando alguém se aproxima das grades.

Quem tiver interesse pode ir até o local para conhecer os bichos. No primeiro box, o visitante vai se deparar com três cães filhotes, sendo duas fêmeas e um macho. Apesar de serem irmãos, as pelagens têm cores diferentes: preta, caramelo e malhada.

Mais à frente, quem chama atenção é uma cadela cor de mel que trouxe uma ninhada de sete cães de cor acinzentada. Eles têm apenas 12 dias. "Quem quiser levar agora, precisa aderir o pacote completo, porque ainda são muito pequenos e só podem se separar da mãe quando completarem 45 dias. Do contrário é preciso aguardar mais alguns dias", brincou o veterinário, Lauríssio Monteiro Cruz.

O veterinário também mostrou uma cadela fêmea de porte pequeno, com apenas um filhote, prontos para adoção. Eles foram capturados em Planaltina. Outro cão peludo e preto que lembra um poodle de porte médio também precisa de um novo lar. Além disso, quem tem chácara ou espaço mais amplo para animais maiores, há um pit bull de cor branca com manchas marrons e um outro cão "vira-lata" de porte grande.

"As pessoas precisam pensar antes de adquirir um animal. São vidas que podem durar até 15 anos e que precisam de abrigo, alimentação, amor e assistência veterinária", disse.

Nos boxes dos gatos, pelo menos a metade é filhote. As pelagens são de várias cores: preta, malhada, cinza. Os olhos também chamam a atenção. Tem azul amarelo e verde.

"Os animais que saem daqui são observados por, no mínimo, 10 dias. Todos são submetidos ao exame de leishmaniose e vacinados contra a raiva. Nós pedimos para que as pessoas que gostam de animais que façam um gesto simples, que é adotar uma vida que retribui com muito carinho", garantiu o veterinário.

ADOTE! - Para se candidatar a adotar um dos bichinhos, é necessário ter acima de 18 anos, apresentar um documento com foto e assinar termo de responsabilidade para se comprometer a cuidar bem do animal, realizar exames anuais, aplicar as vacinas necessárias a administrar vermífugo. Também é necessário se comprometer a alimentá-los bem e oferecer cuidado e carinho.

ZOONOSES - O local alberga apenas cães e gatos com objetivo de fazer o controle epidemiológico de doenças como a raiva e a leishmaniose. A gerência também coleta animais que invadem casas e áreas públicas.

SERVIÇO

Adoção de cães e gatos
Mais informações: 160
Visitação: 8h – 15h
Local: SAIN - Estrada Parque Contorno, Lote 4,