quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Governo promete melhorias na mobilidade urbana de Ceilândia

[Agência Brasília] O programa Circula Brasília, inaugurado em maio deste ano, engloba as ações do governo de Brasília de curto, médio e longo prazo para melhorar a mobilidade urbana. Algumas delas são executadas desde o ano passado. Por exemplo, o terminal da QNR, inaugurado em outubro de 2015, e a reforma do terminal do PSul, prevista para ser entregue no próximo mês.
O terminal da QNR tem 12 boxes e vagas para 35 ônibus. A estrutura tem ainda estacionamento com 50 vagas para carros, lanchonete, banheiros públicos e cinco salas — reservadas à administração, ao controle de operações, à fiscalização e ao apoio para motoristas e cobradores. Toda a obra tem acessibilidade. O espaço, que custou R$ 4,1 milhões, recebe 40 linhas e frota de 106 veículos.
A reforma do terminal do PSul está prevista para ser entregue em outubro deste ano. A obra está estimada em R$ 3.098.399,69 e atenderá a população com oito plataformas, 18 pontos de estocagem, 20 vagas de estacionamento, paraciclos, quatro salas administrativas e lanchonete. O terminal terá 44 linhas, com 195 veículos disponíveis para a população. Segundo a PDAD 2015, divulgada pela Codeplan/DF, Ceilândia tem uma população total estimada em 489.351 habitantes.
A Secretaria de Mobilidade, em parceria com a Secretaria de Gestão do Território e Habitação, elabora um estudo sobre a mobilidade ativa no entorno das estações de metrô do DF. Ceilândia faz parte deste projeto. A ideia é criar acessos dos polos geradores de viagens (hospitais, centro comerciais, faculdades) às estações de metrô, com novos traçados cicloviários e rotas de pedestres, considerando a limitação do espaço físico da região administrativa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...