Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Centro de Saúde em Ceilândia cria grupo de WhatsApp para tirar dúvidas de pacientes


Basta teclar no celular para tirar dúvidas sobre o funcionamento e os serviços oferecidos no Centro de Saúde 7 de Ceilândia. A unidade criou um grupo de WhatsApp (61 98482-5773) para facilitar a divulgação de informações. A ideia foi de um servidor, o objetivo é que as pessoas não precisem sair de casa para tirar dúvidas simples como horário de funcionamento, marcação de consultas e exames e outros programas.

"Nós vemos que muitos usuários saem de casa para obterem informações simples. Por isso, pensei em criar um grupo no WhatsApp, porque é o meio que a maioria das pessoas tem para se comunicar, sem ter que se deslocar e, até mesmo, pagar passagem", disse Francisco Ivan de Souza, que idealizou o projeto.

O técnico administrativo trabalha no Núcleo de Regulação, Avaliação e Controle, que é responsável pelo atendimento ao público presencial. Cerca de 200 pessoas passam pelo setor diariamente. "Quando colei os avisos sobre o grupo de WhatsApp para que os pacientes adicionassem o contato, muita gente já começou a anotar", relatou.

Segundo Francisco, na primeira semana de funcionamento 34 pessoas já tinham se cadastrado. Ele explicou que antes de lançar a ferramenta conversou com todos os setores para buscar o máximo de informações possíveis sobre a unidade.

"As principais dúvidas são sobre o horário de marcação de consultas, vacinas, atendimento médico e medicações disponíveis", citou, ao descrever que coloca o WhatsApp para funcionar no computador e vai respondendo às perguntas nos espaços que sobram entre os atendimentos presenciais. Para ele, a iniciativa também vai gerar redução no número de pessoas na fila do atendimento presencial.

O paciente Genesis Karlos Carneiro, 41 anos, aprova a medida "Essa é uma excelente iniciativa. É necessário mesmo facilitar o acesso da população às informações. Ás vezes temos dificuldade de vir pessoalmente até o centro de saúde. Temos que parabenizar esse servidor", elogiou.

Para Katiana Pereira (31) e Thiago Ferreira, 26 anos, pais de Maria Eduarda que nasceu há seis dias, o serviço será de extrema importância. "Será bom principalmente para mim que estou com uma recém-nascida em casa. Hoje mesmo vim perguntar sobre uma consulta, mas fui prontamente atendida pela médica. Mas quando forem outras questões, vou me informar antes pelo WhatsApp", falou a mãe.

Os colegas de trabalho de Francisco também aprovaram a iniciativa. Uma delas é a técnicas de enfermagem, Roseane Alves. "Isso vai facilitar muito, já que a maioria das pessoas tem WhatsApp. A ideia é muito boa", avaliou.

O centro de saúde 7 de Ceilândia atende oferece clínica médica, ginecologia, pediatria, nutrição, farmácia, dentista, bem como os serviços de vacinação, assistente social e curativo. A unidade também conta com diversos programas para hipertensão, saúde da mulher, diabetes, epidemiologia, e saúde do idoso.

SERVIÇO
Grupo de WhatsApp do Centro de Saúde 7 de Ceilândia - 61 98482-5773