Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Em Ceilândia, projeto busca afastar jovens da criminalidade através do futebol



[Focanews] O projeto Realeza Futebol Clube ajuda a aproximar e direcionar crianças e adolescentes da prática esportiva. O programa foi implantado por Wilson Silva e um grupo de amigos na região administrativa de Ceilândia, que enxergaram a oportunidade de tirar jovens das ruas e afastá-los do mundo das drogas e da criminalidade.

O Realeza F.C teve sua história iniciada em 1998 no Rio de Janeiro, atendendo crianças de comunidades carentes. Wilson Silva comenta que trabalha reunindo três pilares principais: família, educação e esporte. “Procuramos levar exemplos de companheirismo e cidadania, mostrando que aceitar e conviver com as diferenças é fundamental”, afirma Silva. 

Muitos que participam do projeto Realeza conseguem enxergar mudanças significativas em seu rendimento. Susan Hellen é uma das meninas que  jogam pelo time adulto de futsal feminino. “O futsal me trouxe muitos benefícios, tanto físicos como psicológico. Ajudou na perda de peso e também contribuiu para a melhoria da minha condição cardiopulmonar. Encontrei no futsal uma maneira de aliviar o estresse da rotina de trabalho e estudo”, comenta Hellen.

O projeto, sem fins lucrativos, é mantido por doações e patrocínios de comerciantes que acreditam no propósito do programa. “Com ajuda dos voluntários conseguimos comprar os materiais para treinamento dos atletas, assim como os uniformes que utilizamos nos campeonatos”, explica Silva.

Os espaços utilizados para a preparação dos atletas são as quadras da própria região. Os treinos são realizados de acordo com a faixa etária de cada participante. Para conhecer melhor o projeto, acesse a página do Realeza F.C no Facebook.

*Por Andressa Dantas, do Focanews