Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Em tempos de crise hídrica, vazamento de água intriga moradores de Ceilândia


[Correio Braziliense] Em tempos de crise hídrica, se preocupar com o gasto excessivo de água já virou hábito do brasiliense. Ou pelo menos deveria. Um vídeo, gravado por moradores de Ceilândia, flagra um equipamento da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) jorrando água, no reservatório localizado entre a M Norte e o Seto O de Ceilândia.  "Não é a primeira vez que tem vazamento nesse lugar", de acordo com texto feito na página da cidade no Facebook.

Segundo a publicação, há dois dias o vazamento ocorre. A Caesb, entretanto, afirma o escoamento, apesar do desperdício, faz parte do processo natural de tratamento de água no local. "Esse equipamento é conhecido como Ventosa. Eles são responsáveis pela manutenção da pressão interna das adutoras, mas é ligado apenas eventualmente, quando é necessário reduzir a pressão da rede. Nessas ocasiões é comum que, devido a pressão, a água seja expelida algumas vezes".


Quando questionada sobre a água desperdiçada, a companhia informou que a quantidade "é desprezível diante do volume que é transportado, e que qualquer tentativa de reaproveitamento seria de alto custo, não compensando a instalação do equipamento.

*Fonte: Correio Braziliense