Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Professor de Ceilândia usa método inusitado para avaliar desempenho dos estudantes


[Metrópoles] Quem disse que estudar precisa ser chato? O professor Lucas Henrique Vieira, 22 anos, resolveu inovar e criou um método diferente para avaliar e motivar os alunos. Com as provas corrigidas, ele anexa uma foto do apresentador Faustão, feliz ou triste, de acordo com o desempenho dos estudantes.
O que Lucas não esperava é que a prática inusitada pudesse ganhar repercussão nas redes sociais. Depois de postar a imagem num grupo do Facebook com 1,2 mil pessoas, surgiram os comentários e os compartilhamentos.
Em entrevista ao Metrópoles, o professor, que dá aulas de inglês, informática e gestão empresarial na escola C-Tech, de Ceilândia, contou como surgiu a ideia dos memes fotográficos. “Começou por brincadeira. Pensei num método de avaliação diferente. Um Faustão feliz para os alunos que tirassem boas notas e um triste para os que fossem mal na prova”, disse.
Ele diz ainda que a reação dos alunos foi positiva. “Quando eles viram as fotos, gostaram bastante. Receberam uma situação ruim (a nota baixa) de uma forma descontraída. Falei que os que tinham recebido a foto triste precisavam estudar mais.”
Perguntado sobre o porque da escolha pelo apresentador da tevê, Lucas disse: “O Faustão é um meme conhecido. Tanto a galera mais nova quanto a mais velha gosta”.
Como a prática é recente, Lucas ainda não conseguiu verificar se o desempenho dos estudantes melhorou. Mas disse ter notado que quando as aulas são criativas eles se interessam e participam mais, interagindo entre si e também com o professor.
Novidades
Lucas Vieira afirma que continuará inovando e já pensa em novos memes fotográficos para usar nas próximas avaliações. “Celso Portiolli, Silvio Santos, Pica-Pau… Vou atribuir notas para eles e usar nas próximas provas.”

Os seguidores do docente na rede social parecem ter aprovado a ideia. Um deles, identificado como Cesar JC, comentou no Facebook do professor: “Por isso sou fã desse cara… O mais criativo que eu conheço”.
*Informações do Portal Metrópoles