Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Universidade Católica abre inscrições para o projeto de Alfabetização Cidadã


O Projeto de Extensão da Universidade Católica de Brasília (UCB), Alfabetização Cidadã, está com inscrições abertas. São cursos gratuitos, oferecidos em diferentes escolas do Distrito Federal, para pessoas maiores de 18 anos não alfabetizadas. Através da leitura e escrita o Alfabetização Cidadã promove a superação do analfabetismo no DF e a cidadania, com turmas na UCB e em cidades que possuem demandas de analfabetos.

O projeto existe desde 1997 e já alfabetizou mais de 10 mil pessoas dentro e fora do Distrito Federal, oferecendo uma proposta de educação para a cidadania. Além de promover a pesquisa e a extensão da UCB, atua com a educação popular, a partir das necessidades dos alunos, de sua realidade, de seus conhecimentos de mundo, utilizando temas geradores, que são construídos por meio de rodas de conversas e levantamento vocabular. “O conhecimento de mundo do aluno é a própria ferramenta de aprendizagem. Não trabalhamos com cartilhas prontas. Construímos o material de trabalho de acordo com o grupo que é trabalhado, por meio de encontros semanais e formação continuada dos alfabetizadores”, esclarece Gleice Lemos, Analista de Projetos de Extensão da UCB.

Quem pode participar do projeto?

Pessoas jovens e adultas analfabetas que vivem em situação de risco, acima de 18 anos, com renda per capita de R$ 400. Segundo Gleice Lemos, a proposta de alfabetização desse público é prepará-lo para uma vida com mais dignidade e com participação legítima na sociedade.

Partindo da missão da UCB, que é “atuar solidária e efetivamente para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade, por meio da geração e comunhão do saber, comprometida com os valores éticos e cristãos, na busca da verdade”, o Projeto de Alfabetização Cidadã firma, a cada ano, o seu compromisso com a população do DF e do Brasil, promovendo o ensino da leitura, da escrita e das linguagens tecnológicas de forma inclusiva e cidadã.

O papel do Alfabetizador

O Projeto Alfabetização Cidadã precisa de alfabetizadores voluntários. São eles quem atuam nas cidades e localidades do DF onde há demanda de alunos e, de preferência, perto de onde serão as aulas. Para ser alfabetizador é preciso ter mais de 18 anos, ensino médio completo – estar cursando o nível superior é um diferencial – e fazer o curso de capacitação de 20 horas oferecido pelo Projeto. O alfabetizador recebe uma bolsa auxílio de R$ 400 e certificados de capacitação, trabalho voluntário e, se for estudante de nível superior, de horas complementares.

Serviços Projeto Alfabetização Cidadã:

Inscrições:

Novos alunos:

Data: 23/1 a 03/03
Local: Universidade Católica De Brasília (UCB) QS 07 – Lote 01 – EPCT – Pistão Sul, Bloco L, Sala 19
Necessário: Preencher a ficha de inscrição e anexar cópias de CPF, RG, Comprovante de Renda e Residência.

Alfabetizador:

Data: 23/1 a 17/02
Local: Universidade Católica De Brasília (UCB) QS 07 – Lote 01 – EPCT – Pistão Sul, Bloco L, Sala 19
Necessário: Preencher ficha e anexar cópias de CPF, RG comprovante de escolaridade.

Outras informações: (61) 3356-9162