Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Universidade Católica oferece fisioterapia gratuita à comunidade


A Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília (UCB) iniciará as suas atividades no dia 7 de fevereiro. Os serviços serão oferecidos nos laboratórios da Clínica com atendimentos aos professores, colaboradores e comunidade externa, nas seguintes especialidades: Ortopedia e Traumatologia, Neurologia Adulto, Neurologia Infantil, Ginecologia e Saúde do Trabalhador. Para participar, o paciente deve passar previamente pela triagem, realizada pelos colaboradores do curso, que ocorre conforme a disponibilidade de vagas para atendimento. “Essa triagem é realizada para otimizar a acolhida às pessoas que procuram a Clínica Escola no seu tratamento. O intuito é sistematizar o atendimento e reduzir o crescente número de pessoas que aguardam atendimento na lista de espera”, esclarece Caroline Linhares, auxiliar do curso, uma das responsáveis pela triagem. 

De acordo com o agendamento da triagem, o responsável ou o próprio paciente deverá apresentar os documentos pessoais (do paciente), o encaminhamento ou o laudo do médico e um comprovante de residência. O paciente será convidado a realizar o tratamento conforme a disponibilidade de vagas. “Os pacientes passam por uma avaliação inicial, pela qual, conforme o quadro da enfermidade, é determinada a quantidade de sessões semanais e estabelecidos os horários para atendimento. Periodicamente é reavaliada a conduta e o tratamento fisioterapêutico, o paciente permanece em tratamento até obter alta completa ou alta orientada”, afirma Viviane Mota Carvalho, analista Pedagógica do Curso de Fisioterapia.

Do serviço à prática profissional

Os atendimentos oferecidos na Clínica Escola de Fisioterapia da UCB são gratuitos, mas não há prazo determinado para a realização do tratamento. A cada semestre a Clínica Escola atende em média 250 pacientes por meio dos estudantes do último semestre, em estágio supervisionado por professores. A proposta é que o formando vivencie a prática profissional, conheça as realidades sociais e atenda às necessidades da saúde pública. 

A professora Yomara Lima Mota, coordenadora do curso de Fisioterapia da UCB, esclarece que essa experiência do estágio é extremamente importante para a formação integral do estudante, pois o mercado exige cada vez mais profissionais bem preparados. “O estágio permite ao estudante vivenciar a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos desde os primeiros anos do curso, a partir de vivências do cotidiano da Fisioterapia. Estimula a criatividade, a relação interpessoal e principalmente a independência profissional”, assegura. Para ela, o estágio supervisionado na Clínica é, também, uma oportunidade para sua escolha de atuação a partir da experiência prática em diferentes áreas. “Além disso, há o crescimento pessoal, pois é um importante momento de integração com a comunidade”, reforçou. 

Serviço

Atendimento gratuito de Fisioterapia UCB

Período de triagem e agendamento: a partir de 7/2/2017 (Às segundas e quartas-feiras, pela manhã, nos meses de fevereiro e março.)
Local: Clínica Escola de Fisioterapia UCB: Campus I - QS 07 – Lote 01 – Pistão Sul – DF
Sala: Recepção da Clínica Escola de Fisioterapia – Bloco F.
Telefone: (61) 3356 9141

Critérios de seleção do paciente:
• O encaminhamento do médico ou laudo deve conter data inferior a um ano de sua emissão. 
• Ser residente no DF, apresentando comprovante de residência (em nome do paciente ou do responsável).
• Situações de vulnerabilidade social.
• Ter renda familiar de até R$3.000 (três mil) mensais.*
• Não ter plano de saúde com abrangência para tratamento fisioterapêutico. 
• Não ter sido desligado do programa por excesso de faltas.

*Em caso de renda superior ao estipulado, o paciente é informado sobre as Clínicas particulares que são parceiras do curso de fisioterapia da UCB.

Atenção: Mesmo com os critérios citados acima, todos os pacientes que procuram a Clínica Escola serão incluídos na lista de espera, na qual poderão ser selecionados conforme a demanda, em busca de uma seleção justa e igualitária. A Clínica não faz atendimento emergencial.