Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Universidade Católica oferece fisioterapia para gestantes e atendimento uroginecológico gratuitos



O corpo feminino está em constante transformação e diversos problemas de saúde podem afetar as mulheres nas diferentes fases da vida, como na gravidez ou na perda involuntária de urina, que pode ocorrer devido ao período pós-parto ou com o avanço da idade. Para oferecer atendimento especializado às mulheres, o curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília (UCB) disponibiliza vagas para tratamento de incontinência urinária e acompanhamento das necessidades do pré-natal e dos cuidados básicos para o desenvolvimento do bebê na gravidez.

As inscrições são gratuitas e os atendimentos serão realizados na Clínica-Escola de Fisioterapia pelos estudantes de estágio em Urogineco-Obstetrícia, sob a supervisão da professora Karla Helena Coelho Vilaça, todas as terças e quintas-feiras no período da manhã.

Fisioterapia para Gestantes

As atividades realizadas no projeto incluem exercícios físicos com bola e para fortalecimento muscular do corpo, principalmente do assoalho pélvico, exercícios respiratórios, pilates, alongamentos e massagens. Segundo a professora Karla Vilaça, o objetivo dos atendimentos é aliviar e prevenir dores e desconfortos provenientes das mudanças posturais ocasionadas pela gravidez. “É necessário aumentar a conscientização corporal, prevenir a incontinência urinária e também preparar o corpo da mulher para o parto e o pós-parto. As gestantes recebem orientações sobre os tipos de parto, pós-parto e os primeiros cuidados com o bebê”, frisou.

Incontinência urinária

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a doença atinge mais de 10 milhões de brasileiros de todas as idades, principalmente as mulheres e a população idosa. Mais do que um problema de saúde pública, a incontinência urinária provoca uma série de consequências físicas, econômicas, psicológicas, sexuais e sociais, que podem influenciar negativamente a qualidade de vida das mulheres.

A fisioterapia proporciona à mulher com incontinência a melhora ou até mesmo a cura do grande desconforto em pouco tempo de tratamento. Para a professora Karla Vilaça, o tra¬tamento fisioterapêutico é recomendado a partir do tipo e da gravidade do problema e é uma forma de abordagem inicial, pois oferece baixo risco com resultados promissores e não possui efeitos colaterais.

“Os objetivos da intervenção fisioterapêutica são informar, educar, melhorar a percepção da musculatura do assoalho pélvico, ou seja, o períneo, melhorar a força de contração das fibras musculares da pelve e estimular bons hábitos de vida, como a prática de atividade física”, ressaltou a profa. Karla Vilaça.

Como participar?
Para participar do projeto, as interessadas devem ligar no telefone (61) 3356 9141 e agendar uma data para triagem, que ocorrerá todas as sextas-feiras no período da manhã, entre os meses de fevereiro e março. No dia da triagem, será necessário apresentar o encaminhamento médico para a Fisioterapia e os documentos pessoais. As sessões de fisioterapia ocorrem todas as terças e quintas-feiras, pela manhã, no bloco F, sala F-12, Câmpus I (Águas Claras, Pistão Sul) da UCB.

Serviço
Fisioterapia para gestantes e atendimento uroginecológico gratuitos
Quando: até março de 2017
Onde: bloco F, sala F-12, Câmpus I da UCB
Endereço: Câmpus I, QS 07, Lote 01, EPCT – Águas Claras - CEP: 71966-700 - Taguatinga/DF
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente com a apresentação do encaminhamento médico*.

Mais informações:
fisioterapia@ucb.br | (61) 3356-9205