Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Maior triagem odontológica do mundo acontece nesta quinta (27/4) no DF



A Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio do seu curso de Odontologia, receberá nos dias 27 e 28 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Sorriso, o programa Dentista do Bem, da OSCIP Turma do Bem. Serão selecionados centenas de jovens de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuito. Na ocasião, será realizada a quarta edição da maior triagem odontológica do mundo. A ação, resultado da parceria entre Oral-B e Turma do Bem, acontecerá simultaneamente em mais de 300 munícipios do Brasil, outros 10 países da América Latina e Portugal. A expectativa é que milhares de jovens sejam triados nesse dia.

Para participar o jovem deve ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável e portar RG, comprovante de residência e de matrícula em escola pública.

O objetivo do evento é identificar adolescentes de baixa renda, que necessitam de tratamento odontológico e proporcionar-lhes qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal. “Um adolescente que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca, será um adulto infeliz. Isto porque quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não beija na boca e se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens sejam incluídos novamente na sociedade”, afirma o prof. da UCB e coordenador regional voluntário da TdB, Dr. Eric Franco.

No Brasil, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 68% não sabem que têm direito a tratamento odontológico público. Para Franco, esse cenário é resultado de um descaso histórico com a questão da odontologia. “As pessoas continuam sofrendo para ir ao dentista.” 

A triagem – O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.

A seleção – Após a triagem, é elaborado um dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado. A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

O tratamento – Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

Sobre a ONG Turma do Bem
A Turma do Bem é a maior rede de voluntariado especializado em odontologia do mundo, com 16 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica.

Em 10 anos, impactou 50 mil jovens e 600 mulheres com modelo inovador de gestão baseado no voluntariado. Por seus projetos, a ONG ganhou o prêmio Empreendedor Social da Schwab Foundation, e tornou-se fellow da Ashoka e foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas.

Sobre o Dentista do Bem
Dentista do Bem é o principal projeto da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem em seus próprios consultórios crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Está presente em 1.500 municípios do Brasil, outros 12 países da América Latina (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Uruguai, Peru e Venezuela) e Portugal.

Serviço:
UCB será sede da quarta edição da Maior Triagem Odontológica do Mundo
Local: Câmpus I da Universidade Católica de Brasília
Endereço: QS 07, Lote 01, EPCT, Taguatinga, Bloco S
Horário: Das 9h às 13h30
Data: dias 27 e 28 de abril de 2017