Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 4 de abril de 2017

Moradores de Ceilândia podem solicitar serviço do “Busca Treco”



Com o intuito de diminuir a quantidade de objetos velhos e entulhos depositado em áreas públicas de Ceilândia, a Administração Regional lançou o “Busca Treco”. A população já pode ligar no telefone 3372-9858 e agendar o recolhimento.

Os utensílios descartados, como móveis velhos, aparelhos eletrônicos e sofás, devem ser colocados fora da residência conforme horário e dia agendado.
Entulhos, como restos de obras, madeiras e ferros, não serão recolhidos. A orientação do Serviço de Limpeza Urbana para esses casos é que a população leve o material até o Ponto de Entrega Voluntária da cidade ou contrate uma empresa e alugue um contêiner para levar o resíduo ao aterro controlado do órgão.
No último sábado, 04 de março, foi lançado em Ceilândia o “Papa Entulho” (ponto de entrega voluntária de resíduos), um espaço construído para o recebimento de pequenos volumes de entulho, móveis velhos, resto de poda e materiais recicláveis. Neste caso, a quantidade máxima permitida para o descarte de entulho de obra é de 1m³, que equivale a uma caixa-d’água de 1000 litros.
A área do primeiro “Papa Entulho” de Ceilândia, fica na QNN 29, Módulo G a K, Área Especial (ao lado do IESB Ceilândia), em breve outros pontos serão inaugurados na cidade.
Segundo o administrador regional de Ceilândia, Vilson de Oliveira, a expectativa é que, com os serviços, as pessoas deixem de fazer o descarte irregular de lixo em terrenos públicos. “Temos feito um trabalho intenso para deixar a cidade limpa. E, muitas vezes, limpamos os espaços em um dia e no outro já está sujo. Mesmo em locais revitalizados, com a construção de jardins, por exemplo, as pessoas continuam descartando lixo”, explica o administrador.
Descarte irregular
A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) esclarece que aplica multas em caso de flagrante de despejo de lixo em local irregular ou quando é possível identificar o infrator. Por isso, para a Agência, a ajuda da população é essencial. O valor das multas varia entre R$ 74 e R$ 185 mil, dependendo do local, da quantidade e do tipo de resíduo descartado.
O cidadão que flagrar um despejo irregular de lixo deve fotografá-lo ou filmá-lo, anotando sempre algum número de placa ou telefone da empresa, para que a Agefis possa identificar o infrator. As denúncias podem ser efetuadas pelo telefone 162 ou pelo site da ouvidoria geral www.ouvidoria.df.gov.br. 
O cidadão pode, então, enviar um e-mail para ouvidoria@agefis.df.gov.br com a foto ou a filmagem anexada, além do número do protocolo registrado no 162. O sigilo do denunciante é garantido.
Serviços:
BUSCA TRECO
Telefone: 3372-9858
Horário: De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h

PAPA ENTULHO
Horário: De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h
Endereço para o descarte: QNN 29, Módulo G a K, Área Especial (ao lado do IESB Ceilândia)