Hospital de Ceilândia precisa de mais de 700 leitos para atender demanda

Quatro meses de espera por uma cirurgia ortopédica. Desde setembro, a dona de casa Sandra Moreira está com o braço quebrado à espera por atendimento. Apesar de tanto tempo ela ainda não sabe quando vai conseguir fazer a cirurgia no Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Pelo menos outros trinta pacientes estão na mesma situação. Caso de Orosita dos Santos, de 62 anos, que quebrou a perna e ainda não fez a cirurgia que precisa porque faltam anestesistas.
A falta de profissionais é o problema mais grave no HRC, segundo os próprios funcionários. Durante visita a unidade de saúde, o deputado distrital Rodrigo Delmasso (PTN) constatou que uma só pessoa estava respondendo pela chefia do Pronto-Socorro, pela direção do hospital e ainda atendia pacientes da pediatria. “É a prova do caos!”, diz o deputado.

O resultado dessa visita vai constar no “mapa da saúde” – um diagnóstico feito nos 16 hospitais públicos e nas seis UPAs, que será entregue ao secretário de Saúde e ao governador do DF. No caso de Ceilândia, outra constatação foi o número insuficiente de leitos de internação. Conforme recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS), o hospital deveria ter cerca de mil leitos, com base na população da região. Mas hoje o HRC conta com apenas trezentos.
Medicamentos também estão em falta na farmácia do hospital. “Não tinha dipirona, omeprazol e outros remédios de custo relativamente baixo. Isso é um absurdo. Temos que ajudar o governo a resolver essa situação imediatamente”, completa o deputado Rodrigo Delmasso.
O Hospital de Ceilândia foi a quarta unidade de saúde visita pelo deputado e por técnicos da Câmara Legislativa. Ao longo desta semana ainda serão visitados mais dois hospitais e as seis Unidades de Pronto Atendimento, as UPAs.
Blog do Donny Silva
Hospital de Ceilândia precisa de mais de 700 leitos para atender demanda Hospital de Ceilândia precisa de mais de 700 leitos para atender demanda Reviewed by Diário de Ceilândia on quarta-feira, janeiro 21, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!

Diário de Ceilândia © Copyright 2010-2018. Tecnologia do Blogger.