São João: o arrasta-pé já começou em Ceilândia

Faltam poucos dias para o início da temporada das festas juninas. As quadrilhas de Ceilândia já começaram os ensaios e a preparação do figurino.

A preparação dos dançarinos é árdua com muitos meses de ensaios, afinal os passos devem estar acertados quando o mês de junho chegar.

Dança típica das festas juninas, a quadrilha é uma herança do folclore francês com algumas manifestações típicas da cultura portuguesa. São puxadas normalmente pelo ritmo da zabumba, sanfona, triângulos, ou até mesmo pela viola e pelo violão. O marcador ou “marcante” é quem dá vida ao movimento, é ele que dá a voz de comando e dirige as evoluções da dança.

Ceilândia é a região do Distrito Federal com maior número de quadrilhas juninas. As mais tradicionais são: Bomboleá,  Mala Véia, Sanfona Lascada, Ribuliço, Chamegos do Ó e a Tengo Lengo.

Com 12 anos de história, a Quadrilha Bamboleá reúne 18 casais para os ensaios às sextas, sábados e domingos. O movimento junino conta a história das mulheres que fazem promessas destinadas ao santo que ganhou a fama de casamenteiro, Santo Antônio. A primeira apresentação da quadrilha será na primeira semana de junho.

As fantasias ainda são uma surpresa, mas, no que depender da alegria dos quadrilheiros, as apresentações serão de muita beleza e prometem deixar o público radiante.
São João: o arrasta-pé já começou em Ceilândia São João: o arrasta-pé já começou em Ceilândia Reviewed by Diário de Ceilândia on terça-feira, maio 24, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro, a honra e o pundonor serão MODERADOS.

Slider

[recent]

Anuncios!

Diário de Ceilândia © Copyright 2010-2018. Tecnologia do Blogger.