MPF pede prisão do secretario de Saúde do DF


O procurador-regional da República Ronaldo Albo apresentou  denúncia contra autoridades do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal no Tribunal Regional Federal por descaso no fornecimento de medicamentos para 244 hemofílicos. Na Ação Penal, o procurador relata os acordos para que fosse normalizada a entrega de medicamentos e afirma que nenhuma providência tomada nesse sentido. “Há risco iminente à saúde e à vida de quem depende dos medicamentos para sobreviver”, diz Albo.
São denunciados por Ronaldo Albo por crimes que podem levá-los à cadeia o secretário de Saúde de Brasília, Humberto Lucena da Fonseca, Fábio Gondim, ex-secretário de Saúde, Miriam Daysi Calmon Scagionni, presidente da Fundação Hemocentro de Brasília,  e o chefe da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, João Paulo Bacarra Araújo.
São 155 páginas que descrevem o atendimento a hemofílicos e a outros doentes de coagulação do sangue desde 2003. Conta que o Centro de Tratamento de Coagulopatias do Distrito Federal virou uma referência nacional. Mas foi desativado pelo ex-secretário de Fábio Barbosa, no governo Agnelo Queiroz. De lá para cá, o estoque de remédios virou um problema.
De acordo com o pedido do Ministério Público, para cada hemofílico prejudicado, a condenação seria de penas de prisão de um a dois anos. Pela distribuição no Tribunal Regional Federal, a relatora da ação penal será a desembargadora Neuza Maria Alves.
No depoimento de Miriam Scagionni, ela relata uma reunião em que participaram o governador Rodrigo Rollemberg e o ex-ministro da Saúde Marcelo Castro. Ali, o secretário Humberto Lucena disse que o Governo de Brasília não tinha orçamento para arcar com a compra dos medicamentos para os hemofílicos. Sugeriu que isso fosse pago pelo Ministério da Saúde na cota do GDF no Fundo Nacional de Saúde. O fato é que autoridades do DF e da União prometeram uma solução no máximo até maio deste ano. De acordo com o Ministério Público nada foi feito. As informações são do portal “Os Divergentes”.
*Com informações do Blog do Fred Lima
MPF pede prisão do secretario de Saúde do DF MPF pede prisão do secretario de Saúde do DF Reviewed by Diário de Ceilândia on terça-feira, junho 21, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!

Diário de Ceilândia © Copyright 2018 - Todos os direitos reservados - diariodeceilandia@gmail.com