Praça no Por do Sol em Ceilândia recebe mutirão de revitalização neste sábado (17)


A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF), em parceria com a Administração de Ceilândia e a com a Novacap, realiza neste sábado (17) o terceiro mutirão de requalificação urbana no Pôr do Sol, em Ceilândia. O evento acontece  na Quadra 603 Conjuntos E/F, a partir das 9h e faz parte das Ações Urbanas Comunitárias do  Projeto na Medida, uns dos eixos de atuação Programa Habita Brasília.
As atividades darão continuidade à construção da Praça Mirante do Pôr do Sol, além da realização da limpeza e a contenção da encosta da área, construção de meio-fio e bocas de lobo e finalização dos muros de proteção. Os interessados em participar devem acessar o portal das Ações Urbanas Comunitárias ou o Portal do Voluntariado, e preencher a ficha de inscrição.
De acordo com a Codhab, a  intenção das  “Ações Urbanas Comunitárias” é de qualificar o espaço público e transformar a relação do governo com a comunidade. O trabalho é participativo, ou seja, realizado em parceria com a população, que pode fazer parte da transformação do ambiente em que vive.
Outras ações
Em parceria com a Administração de Ceilândia, a Codhab realizou outras ações de revitalização no Pôr do Sol, como o  mutirão do projeto Se Essa Rua Fosse Minha, na quadra 603, Conjuntos E e F, que aconteceu em junho. Durante a ação, os moradores escolhiam as cores, e juntamente com a equipe da CODHAB, faziam a pintura dos muros. Em pouco tempo o ambiente era outro.
O projeto, que tem o objetivo de revitalizar as ruas e conscientizar a população quanto as questões ambientais e sociais, faz parte do programa  “Ações Urbanas Comunitárias” que visa qualificar o espaço público e transformar a relação do governo com a comunidade. O trabalho é participativo e realizado em parceria com a população, que pode fazer parte da transformação do ambiente em que vive.
 
Outras regiões
Além do Pôr do Sol, o Sol Nascente também já recebeu as ações do  projeto Se Essa Rua Fosse Minha, em outubro de 2015. As ações aconteceram no Trecho I. O local escolhido foi o  Conjunto G/H, na Quadra 400, o primeiro a ser beneficiado com a ação, que teve o apoio,  também, além da Administração de Ceilândia, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
A proposta foi de  revitalizar as ruas da cidade e proporcionar uma nova relação dos moradores com o local onde vivem, qualificando o ambiente público por meio da execução de paisagismo e melhoria das fachadas com a participação dos moradores.
De acordo com a Codhab, inicialmente, a meta era realizar o trabalho em 32 casas no conjunto habitacional, mas o projeto seguirá por todo o Sol Nascente. Para participar, os moradores devem assinar um termo de adesão e optar pela revitalização com o jardim vertical com trepadeiras no muro ou com a pintura na fachada da casa.
 
Em abril de 2016, servidores públicos, moradores e integrantes de movimentos sociais uniram-se, para revitalizar uma área na Quadra 501 do Trecho 1 do Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia. Um parquinho, lixeiras, bancos, canteiros e outras estruturas deixaram o lugar mais agradável. 
A Codhab batizou o projeto de Ações Urbanas Comunitárias. O trabalho foi feito em uma área de aproximadamente 1 mil metros quadrados. Além da Codhab, da Administração de Ceilândia e da comunidade, apoiaram a ação a Agência de Fiscalização do DF (Agefis), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). A Federação das Indústrias do DF (Fibra) doou as tintas.
 
QNR
A próxima área a receber o mutirão será a QNR, nos dias 08 e 15 de outubro. A proposta é a revitalização da praça que fica na QNR 02, juntamente com o Se Essa Rua Fosse Minha,  que tem data de início dia 19/09, e quando serão feitos reboco e pintura das fachadas das casas nas imediações da praça, com o apoio da Administração  de Ceilândia.
(Com informações e imagens da Codhab)
Praça no Por do Sol em Ceilândia recebe mutirão de revitalização neste sábado (17) Praça no Por do Sol em Ceilândia recebe mutirão de revitalização neste sábado (17) Reviewed by Diário de Ceilândia on sexta-feira, setembro 16, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!

Diário de Ceilândia © Copyright 2018 - Todos os direitos reservados - diariodeceilandia@gmail.com