Placas de identificação de veículos do terão QR Code


O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) torna obrigatória a inserção do Código Bidimensional (QR Code) nas placas de identificação de veículos. A medida passa a valer para as placas fabricadas a partir de 1° de janeiro e tem o objetivo de trazer mais segurança e controle junto aos fabricantes de placas e evitar a clonagem de veículos.

O Detran-DF é um dos primeiros órgãos de trânsito, no País, a utilizar o sistema. Com a colocação do QR Code nas placas dianteira e traseira, no qual estará gravado informações de segurança relativas à origem e destinação, o Detran criará um sistema de rastreamento, ou seja, será possível ter acesso a esses dados durante a fiscalização de trânsito. O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) também receberá a numeração de segurança, conforme já ocorre com o número do lacre.

Novo sistema

O cidadão ao requisitar uma placa de identificação veicular junto ao Detran poderá escolher a empresa fabricante, devidamente credenciada pelo Órgão. Assim, o Departamento emitirá a autorização para a fabricação. Após a confecção da placa, caberá ao fabricante lançar, via sistema automatizado, as informações necessárias para o controle. Essas também deverão ser disponibilizadas no QR Code. Os veículos que necessitarem substituir as placas de identificação, a partir de janeiro, também receberão as placas de acordo com o novo modelo.

Em média, por mês, o Detran recebe 12 pedidos de análise de casos de clonagem. A nova medida possibilita ao Órgão mais agilidade na fiscalização e controle sobre todo o sistema de fabricação de placas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, portar placas em desacordo com as normas acarreta multa de R$ 130,16, quatro pontos na CNH e retenção do veículo. Também incide na mesma infração quem confecciona ou distribui placas não autorizadas. Além de ser crime a adulteração da identificação de veículo, conforme prevê o art. 311 do Código Penal. 
Placas de identificação de veículos do terão QR Code Placas de identificação de veículos do terão QR Code Reviewed by Diário de Ceilândia on sábado, dezembro 17, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Os comentários estão liberados, no entanto àqueles que afetarem diretamente a honra e a imagem de quaisquer pessoa, física ou jurídica, àqueles que atentarem contra o decoro, a honra e o pundonor serão MODERADOS.

Slider

[recent]

Anuncios!

Diário de Ceilândia © Copyright 2010-2018. Tecnologia do Blogger.