Projetos de professor da Escola Técnica de Ceilândia rendem prêmio em concurso nacional


A iniciativa de um professor da Escola Técnica da Ceilândia (ETC) rendeu não apenas o primeiro lugar em concurso do Ministério da Educação (MEC), mas uma premiação de R$ 25 mil para a unidade. Tudo começou quando Emílio Evaristo conheceu o Desafio da Educação Profissional e Tecnológica, cujo objetivo é buscar propostas e experiências inovadoras para a educação profissional no Brasil. O docente elaborou e inscreveu cinco projetos sobre o tema. As especificidades de cada um dos trabalhos foram levadas em consideração ao garantir os pontos que fizeram da escola a grande vencedora na categoria regional (Centro-Oeste). O próximo passo é reunir a comunidade escolar para definir a melhor forma de investir o prêmio na escola.
“Quando fiz a inscrição dos projetos, minha intenção era captar recursos para a escola e validar a proposta da minha pesquisa de quatro anos de doutorado”, contou o professor. A tese de doutorado na Universidade de Brasília (UnB) inspirou os primeiros dois projetos, que tratam de retorno para professores em sala de aula. O primeiro propõe a elaboração de um modelo de devolutiva sobre a performance dos educadores. Para isso, os estudantes usariam um aplicativo (segundo projeto), onde fariam avaliações. “Por meio de algoritmos é possível determinar um resultado, e por ele o professor pode aferir o que os estudantes mais demandam, se é mais por prática do que teoria ou mais exercícios, por exemplo”, explica Evaristo.
A professora de informática da ETC Mirian da Silva colocou em prática em uma de suas turmas o projeto principal. De acordo com ela, a experiência foi bastante exitosa. “Foi bastante produtivo, uma vez que dá um norte para quem está em sala de aula. Com a ajuda do aluno, fica mais fácil aprimorar a prática pedagógica e elaborar o planejamento escolar”, contou ela. A técnica em informática e estudante de suporte técnico da escola Silvania de Oliveira também apontou esse diagnóstico feito pelo aluno como a grande vantagem do trabalho. “É importante indicar para o professor o que precisa melhorar”, disse ela.
Ainda um terceiro projeto premiado trata de devolutiva voltada para a formulação de modelo de currículos escolares. Nele, o objetivo é conhecer o interesse dos alunos para flexibilizar a grade curricular dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Os projetos restantes tratam de empreendedorismo e plataforma unificada para estudantes de cursos técnicos de informática de todo território nacional. Um é o projeto de incubadora da escola técnica, que ensina aos alunos modelo de empresa júnior. Já o outro visa a elaboração de uma plataforma digital que reúna videoaulas, artigos, entre outros, num mesmo local e com o mesmo tema: tecnologia.
Do rascunho do primeiro projeto até a liberação do resultado final passaram-se mais de 10 meses, de abril de 2016 a 23 de janeiro deste ano – quando o MEC divulgou os premiados no site do concurso.
Prêmio
O destino dos R$ 25 mil do prêmio ainda não foi definido. O plano dos gastos deve ser elaborado de forma conjunta entre comunidade escolar e a Caixa Escolar (que controla as finanças da escola). “Esse grupo, que envolve gestores, professores e alunos, têm como objetivo avaliar qual a melhor aplicabilidade desse montante na escola. Acreditamos que a intenção da maioria é voltar para a infraestrutura dos laboratórios de informática”, explicou o diretor da unidade, Joubert Almada.
O Desafio é um concurso promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, que visa estimular a divulgação de experiências exitosas na área de tecnologia. Segundo dados do órgão, foram inscritos para essa edição mais de 6 mil propostas e experiência inovadoras.
*Fonte: SEDF
Projetos de professor da Escola Técnica de Ceilândia rendem prêmio em concurso nacional Projetos de professor da Escola Técnica de Ceilândia rendem prêmio em concurso nacional Reviewed by Diário de Ceilândia on domingo, fevereiro 26, 2017 Rating: 5

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