Professor de Ceilândia faz sucesso ao criar paródias com conteúdos de História


[Jornal de Brasília] Incentivar o envolvimento dos alunos e fugir do estilo tradicional de dar aulas. Com essa ideia em mente, Leonardo Costa, 31 anos, professor de História dos ensinos Fundamental e Médio do Centro de Ensino Ebenézer da Ceilândia (Ceneb), faz paródias de músicas de pagode para transmitir o conteúdo aos estudantes. Recentemente, uma das versões foi postada na página Diário de Ceilândia e viralizou na internet.

Para que os alunos pudessem fixar a história do Egito Antigo, o educador fez uma paródia da música Caraca, Muleke!, de Thiaguinho – pagode está entre os estilos que Leonardo mais gosta. O vídeo teve mais de 20 mil visualizações.

O docente leciona nesta escola desde 2009 e tem um filho que estuda ali. “Eu pareço criança quando estou com meu filho”, conta ele. Um dia, revisando a matéria em casa, o menino perguntou: “Pai, porque o senhor não coloca o conteúdo da matéria nas músicas e leva à sala de aula para ficar mais fácil de entender?”. Foi quando surgiu a primeira paródia sobre as Cruzadas, quando o garoto estava no 6º ano, com a música Fugidinha, de Michel Teló e também interpretada por Thiaguinho. O vídeo ainda vai ser publicado no Facebook de Leonardo, assim como os outros.

A partir dali, ele viu que os alunos receberam bem a ideia e continuou fazendo outras versões. A música sobre a Primeira Guerra, por exemplo, foi inspirada na paródia de outro professor, mas adaptada à realidade dos estudantes dele, com foco no contexto do que o Programa de Avaliação Seriada (PAS) cobra. Atualmente, ele lançou uma disputa entre as turmas. “A classe que acessasse mais o Facebook e garantisse mais visualizações ganharia pontuação extra na prova”, explica.

A melhora no rendimento escolar e a receptividade grande dos alunos quanto às paródias e aos vídeos foram notáveis. Há turmas que não têm aulas com Leonardo e ficam ansiosas para avançar de ano e ter a oportunidade de aprender com as músicas. “Eles querem ter acesso às tecnologias e às redes sociais”, comenta.

Elogios são incentivo

Para o professor Leonardo Costa, o aluno se interessa pela aula do docente que domina o conteúdo sem se prender ao livro didático e que passe as matérias de forma dinâmica. Mas ele ainda acha que existe preconceito em relação à exposição dos educandos nos vídeos. Por outro lado, o problema começa a ser superado a partir do momento em que o pai conhece melhor o método de aprendizado que o professor está passando para os filhos no colégio.

“Os pais gostam desse tipo de trabalho. Às vezes, por meio da diretora e da coordenadora, fico sabendo que eles gostaram muito das paródias”, alegra-se.

Leonardo já esteve nas salas de aula dessa escola também como aluno. Ele lembra de projetos que despertavam a criatividade e transmitiam os conteúdos do Programa de Avaliação Seriada (PAS) de forma que as pessoas se envolvam mais. Com muita nostalgia, ele fala do professor que o inspirou a seguir a carreira didática: “Meu professor era muito legal, trabalhava com canetão e apagador, apenas. E isso me inspirou a não ficar preso”.

Para ele, ser capaz de inspirar alunos a lecionar também vai ser de grande felicidade. Inclusive, um ex-aluno dele hoje está cursando História e se espelhou nele para a escolha do curso. “Ver que meu trabalho é reconhecido pelos alunos e pela instituição me transforma em um ser humano melhor”, comemora.

Equipe criativa

Orgulhosa da equipe de ensino, Kelcy Rios, diretora do Ceneb, conhece bem o projeto do professor Leonardo, de ministrar os conteúdos por meio de paródias, e diz que isso faz com que os alunos assimilem melhor a temática proposta.

“Além dele, temos uma professora que trabalha o teatro, e outro que incentiva os estudantes a produzir filmes”, menciona. Kelcy destaca que o festival de teatro promovido na escola obtém um retorno expressivo por conta das iniciativas dos professores que aproximam o aluno.

Amanda Karolyne do Jornal de Brasília
Professor de Ceilândia faz sucesso ao criar paródias com conteúdos de História Professor de Ceilândia faz sucesso ao criar paródias com conteúdos de História Reviewed by Diário de Ceilândia on quinta-feira, abril 06, 2017 Rating: 5

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