3ª edição do “Kombo Arte Afro” será lançada no próximo dia 5, no Sol Nascente, em Ceilândia


No próximo sábado (5), o Sol Nascente, em Ceilândia, será palco do lançamento da 3ª edição do projeto sociocultural “Kombo Arte Afro”, às 17h, no Espaço Cultural Filhos do Quilombo (EQNP 5/1). O evento marcará o início de uma série de atividades voltadas para a comunidade local.

Ao longo dos cinco meses, de maio a setembro, crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, participarão de oficinas gratuitas de percussão, dança afro e capoeira. Serão 120 vagas para as aulas, que serão ministradas uma vez na semana, aos sábados, sempre das 15h às 18h.

No dia do lançamento serão feitas as inscrições dos alunos; e os professores e seus respectivos grupos farão uma apresentação artística para o público com ritmos tradicionais brasileiros por meio da percussão e dança, além da capoeira.

Em setembro, o encerramento do projeto será feito com uma apresentação dos alunos para a comunidade, uma das maiores do Distrito Federal. 

Como nasceu o projeto - O projeto foi idealizado pelo mestre Célin du Batuk, na intenção de oferecer a crianças e adolescentes um conjunto de atividades que têm a cultura afro brasileira como foco, a fim de manter viva a tradição afro-brasileira. Este conjunto de atividades foi nomeado de “Kombo”.

A primeira edição do projeto, em 2012, foi desenvolvida na comunidade da Vila Estrutural e atingiu diretamente 120 crianças e adolescentes. Proporcionou aos alunos o conhecimento da manufatura de artesanato com materiais considerados “lixo”, e teve como desdobramento o auxílio para que os filhos dos catadores de lixo do Lixão da Estrutural não os acompanhassem nessa atividade, ficando envolvidos com o projeto. Na oportunidade, foi oferecido o pacote de oficinas: música/ percussão, artesanato afro e dança afro.

A segunda edição do projeto ocorreu na Vila Telebrasília, em 2014, e também alcançou 120 crianças e adolescentes. O projeto ofertou o pacote de oficinas: música/ percussão, artesanato afro e dança afro. E teve como desdobramento a ocupação do coreto da comunidade, com atividades culturais e a maior integração entre os moradores.

SERVIÇO:

O que: 3ª Edição do Projeto Kombo Arte Afro | Lançamento
Onde: Comunidade do Sol Nascente – Ceilândia (DF), Espaço Cultural Filhos do Quilombo
Quando: 5 de maio de 2018
Horário: 17h
Quanto: Gratuito
Como: Oficinas gratuitas de Percussão, Dança Afro e Capoeira

FICHA TÉCNICA:

Diretor de Produção e Oficineiro de Música e Percussão: Célio Zidorio, Júlio César e Thiago Dutra da Silva
Monitores: Rodrigo Lima, Gustavo Silva e Denis Mota
Produtor Executivo: Luciana Vecchi Martins da Cunha
Assistente de Produção: Ana Paula Caio Zidorio e Mariana Caio

3ª edição do “Kombo Arte Afro” será lançada no próximo dia 5, no Sol Nascente, em Ceilândia 3ª edição do “Kombo Arte Afro” será lançada no próximo dia 5, no Sol Nascente, em Ceilândia Reviewed by Diário de Ceilândia on segunda-feira, abril 30, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!

Diário de Ceilândia © Copyright 2018 - Todos os direitos reservados - diariodeceilandia@gmail.com