Oficina de teatro mobiliza alunos de escola pública em Ceilândia


Cerca de 30 estudantes do Centro de Ensino Fundamental 11 de Ceilândia vão participar pela primeira vez de um espetáculo de teatro. A apresentação que ocorrerá no Teatro Sesc Newton Rossi, no sábado 2 de junho, é resultado da Oficina Fala Jovem, patrocinada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

O projeto ocupou a escola durante quatro meses com o objetivo de sensibilizar jovens para as artes. O curso contou com aulas práticas de atuação, cenografia, roteiro, sonoplastia e iluminação.

Com aulas semanais os alunos tiveram contato com atividades, como expressão corporal, musicalidade e improvisação. Além de terem tido a experiência de assistir um espetáculo profissional.

De acordo com a idealizadora do projeto e professora de teatro, Larissa Sarmento, é uma oportunidade de dar voz aos alunos por meio da representação teatral. “A ideia não é formar atores, mas sim estimular a criatividade artística dos jovens”, destaca.

A oficina despertou nos estudantes o gosto pelas artes cênicas, trazendo uma opção de atividade extraclasse. De acordo com a diretora da escola, Alzira Formiga, os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o teatro. Para ela, esse contato deixa uma semente na escola. “Eles aprenderam que com dedicação podem ter bons frutos e isso pode ser levado para a vida profissional ou acadêmica”.

A professora Ester Costa coordenadora do ensino integral da escola, explica que os alunos se demostravam geralmente inconstantes nas atividades do contraturno e que com a oficina eles adquiriram um senso de responsabilidade. “Foi fundamental essa experiência, assim eles tiveram uma firmeza de querer concluir algum projeto.”

A aluna Beatriz dos Santos Tavares, de 13 anos, diz que muitos talentos foram descobertos com a oficina. Ela conta que as aulas ajudaram muitos alunos, inclusive ela, a perderem a timidez. 

Com o teatro eu paro de ter vergonha de ser eu mesma.

O espetáculo

Estudar e Resistir nasceu da vontade de dar voz aos adolescentes. O espetáculo conta a saga dos estudantes e os desafios que são encontrados no cotidiano escolar. A peça traz à tona algumas questões a serem combatidas como o bullying e as drogas. Com cenas lúdicas, irreverentes e muita dança a montagem contagia ao mostrar como qualquer um pode se tornar protagonista da própria vida.

A apresentação gratuita ocorrerá no Teatro Sesc Newton Rossi no sábado 2 de junho às 17 horas. Será aberta para a comunidade, pais, mestres, amigos e o público em geral.



Serviço

Espetáculo Estudar e Resistir
Peça resultado da oficina Fala Jovem
Teatro Sesc Newton Rossi
Sábado, 2 de junho
Às 17 horas
Entrada franca
Duração 60 minutos
Classificação Livre


Ficha Técnica

Elenco: Alunos do Centro de Ensino Fundamental 11 de Ceilândia
Direção: Larissa Sarmento e Félix Saab
Coordenação técnica e iluminação: Emmanuel Queiroz
Cenário e figurino: Roustang Carrilho
Produção: Ana Paula Martins
Design gráfico: Stéfano Pessoa
Intérprete de libras: Maleta Cultural
Fotos de divulgação: Leopoldo Silva
Oficina de teatro mobiliza alunos de escola pública em Ceilândia Oficina de teatro mobiliza alunos de escola pública em Ceilândia Reviewed by Diário de Ceilândia on segunda-feira, maio 28, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!

Diário de Ceilândia - O Portal de Notícias de Ceilândia © Copyright 2018 - Todos os direitos reservados