Projeto do Cineteatro de Ceilândia será apresentado ao público


Ainda neste ano devem começar as obras de construção do Bloco C do Centro Cultural da cidade. A informação é do deputado Chico Vigilante (PT) que, nesta sexta-feira, às 19h30, apresentará ao público o projeto arquitetônico e a maquete do cineteatro para 400 lugares.
“Os artistas e a população de Ceilândia aguardam este centro cultural há mais de 30 anos. Não medirei esforços para que essa obra seja iniciada e concluída o quanto antes”, lembrou o parlamentar.
Por meio de emendas parlamentares, Chico Vigilante garantiu a destinação de R$ 2 milhões para a obra de construção. Essa é a última etapa antes da empresa pública realizar a licitação da obra, pois, somente com o projeto arquitetônico pronto é que a Novacap poderá realizar o orçamento do custo total da construção.
Com capacidade para 400 expectadores, o cineteatro do Centro Cultural de Ceilândia terá mezanino, banheiros familiares e o palco será moderno em formato de caixa cênica, com 10 metros de altura.
A construção do Bloco C do Centro Cultural é resultado da ação do gabinete do deputado Chico Vigilante e contempla as reivindicações do setor cultural de Ceilândia, representados pelo Movimento Retomada.

Tendo sido projetado no fim dos anos 1980 para ser o principal meio de inclusão da maior cidade do DF no mapa cultural, o Centro Cultural teria biblioteca, pavilhão de cursos, arquivo de memória, ginásio de esportes, praças, cineteatro, restaurante e teatro de arena.
Passados mais de 30 anos, a obra ainda não foi concluída e somente foi entregue metade do estabelecido. Somente a Biblioteca e o Pavilhão de Cursos foram concluídos e os teatros nunca saíram do papel.
Foi somente em dezembro de 2017, com a reunião promovida por Chico Vigilante com representantes das áreas da educação, cultura, esporte, comunidade, com conselheiros de Cultura de Ceilândia e autoridades do Governo do Distrito Federal para tratar das previsões de recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018, foi que a conclusão do espaço começou a sair do papel e a se tornar realidade.
Desde então, o gabinete vem discutindo de forma constante os mecanismos para a conclusão do Centro Cultural com os movimentos culturais, com engenheiros e arquitetos da Novacap e com a Administração Regional.
Já em 2018, Chico Vigilante viabilizou a realização de reuniões técnicas na Novacap e no Centro Cultural para destravar o processo. Como a concepção original era antiga, foi necessária uma grande readequação em virtude de questões, como acessibilidade, e do avanço de uma estação do Metrô, que passa ao lado do local.

No âmbito da Câmara Legislativa, o parlamentar presidiu uma audiência pública, no dia 5 de abril, para debater com artistas, lideranças culturais e representantes do Governo do Distrito Federal as medidas a serem tomadas para construir os blocos que ainda faltam no espaço.
“Assumo o compromisso de não abandonar este projeto no meio do caminho. Irei até o fim, até que este Centro Cultural seja entregue definitivamente à comunidade de Ceilândia”, promete Chico Vigilante.
Serviço
O quê: Apresentação da maquete e do projeto arquitetônico do cineteatro do Centro Cultural de Ceilândia.
Quando: sexta-feira, 11 de maio, às 19h30
Onde: Centro Cultural de Ceilândia.
QNN 13, Ceilândia Norte
Projeto do Cineteatro de Ceilândia será apresentado ao público Projeto do Cineteatro de Ceilândia será apresentado ao público Reviewed by Diário de Ceilândia on sexta-feira, maio 11, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!

Diário de Ceilândia - O Portal de Notícias de Ceilândia © Copyright 2018 - Todos os direitos reservados