Peça de teatro sobre desaparecidos civis e forçados se apresenta neste final de semana na Ceilândia




A Cia. de Teatro Cidade Livre apresenta a encenação 'Desaparecidos' em quatro sessões no Teatro de bolso Valmir de Carvalho, nos dias 16 e 17 de junho. Com entrada gratuita as apresentações compõem a programação da 1ª Mostra de Teatro do CE06 Ceilândia, P sul.

Com texto da boliviana Claudia Eid Asbún e direção do ator e diretor Narciso Telles “Desaparecidos” coloca em cena o tema dos desaparecimentos na Latino América.

Os desaparecimentos forçados e de civis na América Latina é ao longo da história um fato presente e recorrente, porém ainda é pouco explorado no campo das artes da cena no Brasil.

“Desaparecidos”, originariamente constituída por quatro personagens que procuram um modelo que reste do gênero masculino para compreender o que seria o relacionamento entre homem e mulher é realocada, nesta montagem, em duas vozes. São os atores da Cia. de Teatro Cidade Livre que corporificam esses traumas individuais e sociais dos personagens.

Na montagem da Cia. de Teatro Cidade Livre temos um texto-performance de forma que o que é apresentado aos espectadores são jogos de palavras, [as de Claudia], corpos presentes e ausentes [dos atores e elementos cênicos] com os quais a plateia é convidada a partilhar as lembranças dos desaparecidos.

Durante a encenação uma instalação cênica é construída e ficará aberta à visitação pós apresentação.

Sem uma linearidade narrativa, a encenação traça um diálogo sobre com o texto e o tema partindo da ideia de aproximação dos fatos reais ao campo ficcional. Evocamos e convocamos os desaparecidos para com eles promover um acontecimento artístico.

O espetáculo segue a proposta da Cia. de Teatro Cidade Livre no estabelecimento de um diálogo com a sua comunidade para a construção de uma memória social, artística e coletiva, valorizando o compromisso com a dignidade humana.

Sobre a Cia. de Teatro Cidade Livre

A Cia. de Teatro Cidade Livre é o núcleo precursor da Associação Sociocultural Cidade Livre com trabalhos contínuos há mais de uma década.

Sediada na cidade de Aparecida de Goiânia (Goiás), sua sede e laboratório de formação, pesquisa e montagens é o Teatro de bolso Cidade Livre.

Fundada em Maio de 2004, a Cia. de Teatro Cidade Livre utiliza as artes cênicas para promover a inserção cultural e social. As montagens são voltadas para interesses sociais pertinentes que contribuem de forma crítica e reflexiva ao espectador participante.

Sem se restringir a técnicas especificas, a Cia. de Teatro Cidade Livre sempre trabalhou com base no teatro de grupo transitando suas montagens em espetáculos de rua e palco. Comédias, dramas, teatro essencial e teatro infantil são pressupostos da investigação cênica da cia.

SERVIÇO
Desaparecidos
Cia. de Teatro Cidade Livre
Data/ horário: 16 e 17/06  Sessões: às 10 e 18h. 
Local: Teatro de bolso Valmir de Carvalho - CED 06 St. P.SUL QNP 16 - Ceilândia
Classificação indicativa 14 anos
Entrada Franca

Peça de teatro sobre desaparecidos civis e forçados se apresenta neste final de semana na Ceilândia Peça de teatro sobre desaparecidos civis e forçados se apresenta neste final de semana na Ceilândia Reviewed by Diário de Ceilândia on segunda-feira, junho 11, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!

Diário de Ceilândia © Copyright 2018 - Todos os direitos reservados - diariodeceilandia@gmail.com