Coletivo de jovens de Ceilândia lança documentário sobre especulação imobiliária e meio ambiente


A Cidade dos Sonhos, de São Paulo, tem como objetivo transformar as cidades em ambientes acolhedores, saudáveis e sustentáveis. Pensando nisso, a iniciativa desenvolveu o projeto Clima e Territórios e mapeou coletivos de comunicação em São Paulo, Rio de Janeiro, Santarém, Recife, Salvador e Brasília para desenvolver entrevistas, fotos e mini-documentários para refletir sobre o efeitos na mudança do clima nos territórios e apontar soluções, sonhos e estratégias de quem sente na pele essas alterações climáticas.  O Coletivo DUCA representa o Distrito Federal e lança na próxima quinta (26), na Praça do Cidadão, em Ceilândia Norte, o mini-documentário “De Quem é Essa Terra?”.
 
O documentário entrevistou especialistas e ativistas nos temas da moradia e meio ambiente para apontar uma reflexão sobre o impacto ambiental gerado pela questão da moradia. O filme aborda dois extremos no Distrito Federal: o Sol Nascente, em Ceilândia, considerada como a “maior favela da América latina” e o Setor Noroeste, vendido como o “primeiro bairro ecológico do Distrito Federal”.
 
A justificativa para resolver o déficit habitacional serviu apenas à classe média alta, com a construção do Noroeste, próximo ao centro de Brasília, mas com grande impacto ambiental, inclusive expulsando povos indígenas que estavam na área desde 1970. Já a população de baixa renda sofre com exclusão habitacional, morando em áreas cada vez mais vulneráveis e sujeitas aos impactos ambientais.
 
O lançamento do mini-documentário também conta com uma rica programação, como a Mostra de Filmes, com exibição dos filmes “O Sol Nasce Para Todos” e “A Cidade é uma Só?”; Rodas de Conversa, com convidados que vão abordar os temas: “Racismos Ambiental e Segregação Urbana” e “Meio ambiente e periferias”; além de uma exposição com as fotos produzidas pelos fotógrafos do coletivo durante a produção do doc.


 
Coletivo DUCA
 
O Departamento Urbano de Comunicação e Arte, o Coletivo DUCA, surge da iniciativa de jovens que passaram pelo programa Jovem de Expressão – projeto que há 10 anos desenvolve oficinas para integrar as juventudes do Distrito Federal. O coletivo reúne  jovens de várias Regiões Administrativas do Distrito Federal, de São Sebastião à Samambaia, que atuam nos campos das artes visuais e comunicação, desenvolve atividades de produção, design gráfico, fotografia, cinema, ilustração, intervenção urbana, jornalismo e ativismo.
 
Lançamento do mini-documentário “De Quem é Essa Terra?”
Dia 26 de julho, a partir das 16h
Na Praça do Trabalhador, em Ceilândia Norte (18/20).
Mais informações: 985348361
Classificação indicativa livre.
 
Crédito das fotos: Coletivo DUCA/Divulgação
Coletivo de jovens de Ceilândia lança documentário sobre especulação imobiliária e meio ambiente Coletivo de jovens de Ceilândia lança documentário sobre especulação imobiliária e meio ambiente Reviewed by Douglas Protázio on segunda-feira, julho 23, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!

Diário de Ceilândia - O Portal de Notícias de Ceilândia © Copyright 2018 - Todos os direitos reservados