Audiência pública irá debater sobre novas diretrizes curriculares das graduações de Engenharia


Audiência pública irá debater sobre novas diretrizes curriculares das graduações de Engenharia

A comunidade acadêmica e científica, representada por 18 entidades nacionais, manifestou preocupação com a proposta de novas diretrizes curriculares (DCNs) para as graduações de Engenharia, definidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), no primeiro semestre de 2018. Diante desse fato, na próxima quarta-feira (21), será realizada audiência pública, aberta a todos os interessados, para debater essas mudanças.

A audiência é uma reivindicação das entidades, entre elas, a Academia Nacional de Engenharia (ANE) e o Clube de Engenharia, feita através de uma carta aberta. No documento enviado em setembro, era nítida a preocupação em relação a aprovação apressada e pouco discutida publicamente das novas DCNs. E além disso, era solicitada também a realização dessa audiência para aperfeiçoamento da proposta.

Em um parágrafo da carta, foi criticado a possibilidade de se aprovar um curso de Engenharia sem disciplinas de matemática, física, químicaeconomia e ciências do ambiente: “Isso constitui um grande risco para a sociedade, por possibilitar a criação de cursos que não possuam conteúdos fundamentais à formação do engenheiro, apenas utilizando o “label” Engenharia de maneira imprópria para atrair alunos desinformados e imputar danos irreparáveis à sociedade”, alerta a carta.

Para o engenheiro civil e presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE), Francis Bogossian, é difícil prever o que será resolvido na audiência, mas ele deseja que as discordâncias sejam analisadas. “Tem pontos nessa reforma com as quais a maioria não concorda. Temos esperança e gostaríamos que alguns aspectos fossem mantidos e outros retirados”, pontua.

Caso o CNE aprove as novas diretrizes sem alterações, Bogossian espera que as mesmas sejam adiadas. Pedro Celestino, presidentes do Clube de Engenharia, também torce para que a participação de entidades e escolas de engenharia, possa convencer o CNE de que algumas modificações propostas para as diretrizes são danosas à Engenharia brasileira. Entre as mudanças que mais preocupa Celestino estão: a redução drástica da carga horária exigida para a formação profissional e a institucionalização do ensino a distância como método aceitável na formação de engenheiros.

O presidente do Clube de Engenharia reconhece que há necessidade de adequar as diretrizes periodicamente, mas frisou que a proposta do CNE, ao invés de contribuir para a melhoria da formação dos engenheiros, destruirá a capacitação profissional dos mesmos. “A audiência é construtiva. A nossa expectativa é que o conselho escute os nossos argumentos e se sensibilizem com as críticas apresentadas”, conclui.

Entenda a proposta do CNE

A proposta,que foi elaborada com a ajuda da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abrenge), é a primeira revisão das diretrizes curriculares de Engenharia em 16 anos. A ideia é tornar os cursos mais atrativos e com maior número de atividades práticas, organização mais flexível e focado em inovação.

De acordo com o CNE, com os dois primeiros anos dos cursos focados em disciplinas comuns a todas as engenharias, como cálculo e física, o aluno se sente desmotivado e, com isso, aumenta a evasão.A proposta não estabelece carga horária mínima, apenas orienta que devem ser implementadas "desde o início do curso" atividades que integrem a parte teórica à prática. Se aprovada, ela também abre possibilidade para que os cursos tenham menor duração.

*Esse artigo é um publieditorial

Audiência pública irá debater sobre novas diretrizes curriculares das graduações de Engenharia Audiência pública irá debater sobre novas diretrizes curriculares das graduações de Engenharia Reviewed by Douglas Protázio on segunda-feira, novembro 19, 2018 Rating: 5

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