Fábrica de reaproveitamento de entulho da Novacap recicla material descartado em obras do DF

Fábrica de reaproveitamento de entulho da Novacap recicla material descartado em obras do DF

A quantidade de entulho gerada em obras é bastante significativa e demonstra um grande desperdício de material. Pensando na economia para os cofres públicos, e também preocupada com o meio ambiente, a  Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) realiza a reciclagem de entulhos resultantes de reformas e demolições de obras, utilizando materiais como o concreto, argamassa, tijolos, telhas cerâmicas, blocos e outros.
Na fábrica da Novacap, por meio de um maquinário específico, o entulho de obras realizadas pela Companhia é reciclado e produz agregados como areia, pedrisco, bica corrida e britas de diversos tamanhos. O material é reaproveitado e usado como matéria prima para a fabricação de blocos de vedação juntamente de artefatos de cimento, além de poderem ser utilizados em bases de calçadas, acessos, meios-fios, blocos, calçadas, bancos e mesas de praças, calçamentos, enchimento de fundações, tijolos ecológicos e pisos e contrapisos entre outros.
Vários espaços públicos já receberam benfeitorias com as peças geradas pela reciclagem do entulho realizada pela Novacap. Um exemplo, são as churrasqueiras 4 do Parque da Cidade que ganharam novos bancos e as mesas em comemoração aos 40 anos do parque. 
O presidente da Novacap, Julio Menegotto, ressalta que entre os principais resultados produzidos pela reciclagem do entulho estão os benefícios ambientais conseguidos não só por diminuir a deposição em locais irregulares, mas também pela economia de gastos para a Novacap.
“Em vez de poluírem o meio ambiente, as peças reutilizadas estão servindo para tampar uma boca de lobo, um meio fio, para a produção de um banco de concreto para uma escola e de uma praça. Nós estamos reutilizando algo que iria poluir o meio ambiente”, reforça Julio.
O custo das intervenções já está incluso nas despesas da Novacap uma vez que ocorrem por meio de obra direta. Outra vantagem sustentável, é o reaproveitamento da água da chuva na fábrica de reciclagem, o que corresponde a uma economia de 950 mil reais anualmente para a Companhia.
Operação
A fábrica de reciclagem da Novacap tem a capacidade de processamento de uma a 5 toneladas de entulho e usa mão de obra da Funap - Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso. Em apenas um dia tem a capacidade de produzir: 200 meios-fios; 150 tampas de bocas de lobo; 8 bancos de praças e 10 mesas redondas para praças e parquinhos.
De acordo com a Agefis existem cerca de 300 pontos de descarte irregular de lixo e entulho em todo o Distrito Federal. Nestes locais, só no primeiro semestre de 2018 já foram recolhidas pelo SLU cerca de 239 mil toneladas de entulho.
Fábrica de reaproveitamento de entulho da Novacap recicla material descartado em obras do DF Fábrica de reaproveitamento de entulho da Novacap recicla material descartado em obras do DF Reviewed by Douglas Protázio on quarta-feira, novembro 07, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!

Diário de Ceilândia - O Portal de Notícias de Ceilândia © Copyright 2018 - Todos os direitos reservados