Garis ganham festa de formatura de curso de alfabetização

Garis ganham festa de formatura de curso de alfabetização

Após nove meses em sala de aula, 44 garis da Sustentare Saneamento vão receber certificado de conclusão de curso de alfabetização. Destes, 37 são mulheres e sete são homens com faixa etária entre 34 e 70 anos. A festa de formatura ocorrerá hoje (5), às 19h, na Universidade Católica de Brasília (UCB). De iniciativa da Sustentare, o projeto conta com o apoio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU-DF) e da UCB. Novas turmas serão abertas no ano que vem.

Levantamento do Departamento de Recursos Humanos da Sustentare aponta que dos 2.500 garis da empresa, cerca de 55% são analfabetos ou não concluíram o ensino primário. “Além de proporcionar uma vida mais digna, a alfabetização é muito importante para aumentar o engajamento dos funcionários, as chances de promoção e diminuir os riscos de acidentes”, afirma Williani Carvalho, Coordenadora de Projetos e Recursos Humanos da Sustentare Saneamento. Este é o quarto ano que a empresa patrocina o curso de alfabetização para os garis. Mais de 100 profissionais já foram alfabetizados.

Para a festa de formatura, as lojas Lisdamas (trajes femininos) e Sonho Real (trajes masculinos) forneceram voluntariamente roupas de gala para todos os alunos. Amanhã (5), a Embelleze fará os penteados e a maquiagem dos graduandos gratuitamente. A festa será promovida pela UCB e terá mesa de frios e bebidas.

No dia 8 de março, foram iniciadas três turmas sem custo algum para os estudantes.  A Turma A, com 15 estudantes, ocorreu as quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 15h20. A Turma B, com 18 alunos, foi ministrada nas quintas e sextas-feiras, no mesmo horário. A Turma C as terças e quartas, no mesmo horário, com 11 alunos.

A Sustentare Saneamento forneceu o transporte para os colaboradores e viabilizou os alfabetizadores. O SLU-DF autorizou que os alunos estudassem durante o horário de trabalho e que as dependências da DL Sul fossem utilizadas como salas de aula. A UCB forneceu o material escolar.

Garis ganham festa de formatura de curso de alfabetização


A metodologia do curso foi desenvolvida pela UCB, por meio do projeto filantrópico “Alfabetização Cidadã”, que atende jovens e adultos não alfabetizados. Os professores Luis Filipe Arruda, Amanda Teles e Williani Carvalho são funcionários da Sustentare e fizeram o curso de capacitação de educador promovido pela universidade.

“A maioria de nossos alunos não sabia sequer escrever o próprio nome quando iniciaram o curso. Agora são capazes de ler e escrever parágrafos inteiros. Eles já pegam ônibus sozinhos, leem placas de sinalização e até ajudam os filhos nas tarefas da escola”, explica Amanda Teles.



O curso de alfabetização teve duração de nove meses e carga horária de 270 h/a. Após a entrega dos diplomas, os alunos serão encaminhados à rede pública de ensino.


SERVIÇO

O que: festa de formatura do curso de alfabetização de garis
Quando: 05/12/2018 (quarta-feira), às 19h.
Onde: auditório do prédio central da Universidade Católica de Brasília (UCB) QS 7 Lt. 1, EPCT (Taguatinga Sul).
Quem: garis da Sustentare Saneamento
Maquiagem e cabelo: 05/12/2018, a partir das 10h, na DL Sul (Av L4 Sul, ao lado da Unieuro – no SLU). A maquiagem e cabelo serão feitos gratuitamente por profissionais da Embelleze do Gama.

Porque: ação de responsabilidade social da Sustentare Saneamento para alfabetizar garis com o apoio da UCB e do SLU-DF.
Garis ganham festa de formatura de curso de alfabetização Garis ganham festa de formatura de curso de alfabetização Reviewed by Diário de Ceilândia on quarta-feira, dezembro 05, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!

Diário de Ceilândia - O Portal de Notícias de Ceilândia © Copyright 2018 - Todos os direitos reservados