Dia Internacional do Yoga: aprenda posturas dessa prática milenar no conforto de sua casa

Dia Internacional do Yoga: aprenda posturas dessa prática milenar no conforto de sua casa
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Se a ansiedade é considerada o mal do século XXI, o yoga pode ser encarado como um dos caminhos para amenizar as sensações decorrentes das inquietações, promovendo saúde, relaxamento e bem-estar. Por meio da prática, é possível realizar posturas físicas que atuam como uma espécie de limpeza do corpo e da mente, removendo o acúmulo de dores e tensões que geram estresse.

Em comemoração ao Dia Internacional do Yoga, 21 de junho, o Namu Cursos, primeira plataforma de videoaulas voltada exclusivamente para o bem-estar, ensina duas sequências de yoga retiradas do curso Yoga para Iniciantes: Os primeiros passos, da professora e terapeuta corporal Thais Dalla Zanna.

Você pode fazer em casa, sempre respeitando o seu corpo e as suas limitações. Uma dica é colocar uma música suave, separar um momento do dia só seu e realizar diariamente o passo a passo, confira!

Em pé, afaste as pernas a cinco palmos de distância, deixe os calcanhares alinhados e as pontas dos pés apontadas para frente. Depois, vire o pé esquerdo para o lado de fora e deixe o direito a 45 graus.

Dobre a perna esquerda e lembre-se de manter o joelho e o calcanhar alinhados. Encaixe o quadril forçando-o para dentro e inspire.

Abra os braços e mantenha-os esticados e alinhados com as costas. Imagine que existem duas forças contrárias, cada uma puxando um de seus braços. Respire tranquilamente e se mantenha nesta posição.

Inspire. Durante a expiração, encoste a mão direita na parte posterior da perna esticada – sem apoiar o peso – e erga o outro braço com a palma da mão voltada para frente. Lembre-se de abrir o peito e respirar normalmente em todos os momentos.

Inspire. Aproveite a expiração para colocar a mão esquerda ao lado do pé esquerdo. Erga o outro braço e olhe para ele. Tome cuidado para não desalinhar sua postura e, se sentir necessidade, pode usar algum apoio para não precisar descer o tronco e a mão até o chão.

Gire o tronco para baixo e leve a mão que estava em cima até o chão. Alinhe a perna de trás mantendo os dois pés apontados para o mesmo sentido.

Olhe para frente com o corpo todo alinhado e permaneça nesta posição, respirando a todo momento.

Leve a perna dobrada até a parte de trás e a mantenha esticada na posição de prancha. Acomode-se nesta posição. Caso seja necessário, apoie os joelhos no chão. O importante é manter os ombros longe das orelhas, as mãos espalmadas e a contração do abdômen.

Eleve o quadril e dê um pequeno passo com as duas pernas a fim de alongar um pouco mais a musculatura. A distância entre seus pés deve ser de um pé na horizontal.

Use as palmas da mão para empurrar o chão e alongar a coluna. Mantenha os ombros longe das orelhas e lembre-se de respirar tranquilamente. Depois de um tempo, saia da posição e repita a sequência para o outro lado.

Gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios do yoga? O NAMU Cursos oferece diversos cursos de yoga, do básico ao mais avançado, para que você possa aprender e praticar onde e quando quiser.

Sobre o Namu Cursos

Namu Cursos é uma startup com foco em qualidade de vida. É a primeira plataforma de videoaulas voltada exclusivamente para o bem-estar. O objetivo da empresa é contribuir para a evolução das pessoas por meio de conteúdos para uma vida mais equilibrada. Os cursos são completos e contam com os melhores professores de yoga, pilates, fitness e alimentação saudável. São adquiridos por meio do site (www.namucursos.com.br) e podem ser acessados pelo computador, celular ou tablet.

Sobre Thais Dalla Zanna

É yogini, terapeuta corporal e professora. Tem formação em Ashtanga Yoga pelo The Yoga Institute, na Índia, e em Hatha Yoga Integrativo, por Joseph Le Page. Com mais de 10 anos de experiência na área de terapias corporais e energéticas, Thais também possui formação em nutrição – o que a faz uma profissional multifacetada.

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