Dia do Leitor: veja dicas de como despertar nas crianças o gosto pela leitura

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Dia do Leitor: veja dicas de como despertar nas crianças o gosto pela leitura

Despertar o gosto pela leitura
em crianças e adolescentes envolve a adoção de estratégias criativas que trazem
benefícios para a formação enquanto ser humano. Além de despertar para a
compreensão do mundo, a leitura estimula a criatividade, aumenta a “bagagem
cultural” e possibilita melhores oportunidades na vida profissional na vida
adulta. Em todo o processo de aprendizado na 
EducaçãoBásica– que ultrapassa o ensino do alfabeto, das sílabas e palavras
– as crianças contam com um quesito fundamental: o incentivo dos pais e o
projetos pedagógicos das creches e escolas, que buscam cada um ao seu modo
formar integralmente os pequenos, despertando gostos que que duram por toda a
vida.
Conscientes do papel
pedagógico, as escolas podem incentivar a leitura e a escrita por meio de
projetos literários, atividades de redação e expressão, música, contação de
histórias, entre outros. Segundo a 
pedagoga Marina
Rhein dos Reis, “esses projetos envolvem o aluno de forma que ele veja os
benefícios dessa ação no seu dia a dia, enquanto cidadãos”. Rheintambém
coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I da
unidade Guarapari do Colégio Americano,
situado no Espírito Santo.
No colégio, a cada trimestre é
adotado um livro paradidático que servirá de base para atividades que resultam,
entre outras, em apresentação de dança, pinturas e livros. Outra forma de
despertar a atenção dos alunos é a Noite de Autógrafos, direcionada a
estudantes do 1º ano, que estão em processo de alfabetização. Na ocasião, as
crianças escrevem frases individuais sobre as experiências de estudar em suas respectivas
séries. Todos os escritos são compilados em um e livro autografados pelos autores
mirinsno evento. Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, mais de 300 alunos
estudam na instituição, parceira do 
Educa Mais Brasil.
Para mensurar o desempenho dos
alunos, são realizadas avaliações constantes que permitem identificar os pontos
fortes e as limitações individuais. “Através das atividades lúdicas, rodinha de
leitura dentre outras práticas, identificamos como o aluno está em seu processo
de aprendizagem. Ele é incentivado a desenvolver sua autonomia, confiança e
compreensão diante de situações do dia a dia que necessitam da leitura e da
interpretação. Isto favorece o crescimento intelectual do aluno enquanto
cidadão”, acrescenta Rhein.

A pedagoga Francisca de Assis
destaca a importância de trabalhar a formação pessoal das crianças uma vez que
isto reflete nos comportamentos futuros. “É importante incentivar a valorização
dos colegas, da família e até mesmo dos idosos. Isto faz parte da transformação
da criança em cidadã”, destaca.Coordenadora pedagógica da Escola São Francisco de Assis, a
profissional destaca que além das aulas de campo, das visitas às bibliotecas e
aos eventos nas salas temáticas de reconto, é importante aproximar os pais da
realidade da criança e incentivá-los a fazer leituras coletivas em casa, com os
filhos. “As crianças têm os pais como exemplos e se os pais não as incentivam,
se não vivem isso em casa, dificilmente os filhos criarão o hábito de ler”,
aconselha.
Além das atividades
pedagógicas nas escolas, os pais também têm papel fundamental no estímulo ao
gosto pela leitura nos filhos.
  1. Ler em voz alta: a leitura em voz
    alta estimula a criatividade das crianças uma vez que, por não terem
    contato com os livros neste momento, precisam desenvolver a imaginação
    para mergulhar nas estórias. Além disto, a leitura em voz alta estimula a concentração.
  2. Visitar bibliotecas com frequência: estimular a criança a frequentar bibliotecas cria
    familiaridade com o ambiente da leitura e incentiva a descoberta de novos
    livros e gêneros literários. Além disso, bibliotecas, livrarias e feiras
    específicas também dispõem de espaços culturais direcionados para o teatro
    infantil.
  3. Criar um “canto do livro”: Dedicar um lugar especial da casa para a leitura
    contribui para imergir a criança no universo dos livros além de dar-lhe um
    espaço mais confortável e adequado para a atividade. É importante que os
    livros estejam em uma altura onde a criança possa acessá-los facilmente.
  4. Dicionário infantil: nos anos iniciais da educação básica, presentear a
    criança com um dicionário infantil pode ser um grande aliado já que as
    crianças ainda não compreendem grande parte das palavras. O ideal é que o
    dicionário seja bem ilustrado, colorido e com pouco texto.
Formação da criança na
Educação Básica
Para garantir a formação
adequada dos filhos desde a infância é importante que os pais não apenas
dediquem parte do próprio tempo, mas invistam em escolas qualificadas, o que
nem sempre requer altos investimentos caso optem por bolsas de estudo disponibilizadas
pelo Educa Mais Brasil, o
maior programa de inclusão educacional do país.

Para a Educação Básica, são
ofertadas mais de 200 mil bolsas com descontos de até 50% em todas as regiões
do Brasil. Os pais e responsáveis devem pesquisar quais são as instituições
mais adequadas ao perfil da criança e considerar os projetos desenvolvidos pela
instituição para incentivar a leitura, a formação pedagógica e cidadã. Confira
as escolas parceiras no 
site doEduca Mais.
Agência Educa Mais Brasil

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