Educação é o assunto de maior interesse dos brasileiros, segundo pesquisa

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp


[Artigo Patrocinado] Notícias e
reportagens com temas ligados à educação chamam mais atenção dos brasileiros. É
o que mostrou uma pesquisa do Instituto Datafolha. Realizada a pedido da
Jeduca, associação de jornalistas que produzem matérias sobre educação, a
pesquisa ouviu 2.084 pessoas de classes sociais distintas e maiores de 16 anos,
em 129 municípios do país no mês de junho. Dos entrevistados, 80% disseram ter
muito interesse pelo tema. Já os que têm quase nenhuma atração representaram
4%. No ano passado, a temática também ficou entre os 10 assuntos mais
pesquisados no Google – Enem
ocupou o terceiro lugar do ranking, já o Sisu
ficou com o sétimo.

Os dados
apresentados pelo Datafolha mostram ainda que quanto maior o nível de
escolaridade dos brasileiros, mais alta é a busca por conteúdos educacionais. O
levantamento apontou que 74% das pessoas que estudaram até o ensino fundamental
têm muito interesse pelas notícias sobre educação. Quando se trata de quem
concluiu o ensino
médio
ou possui o nível superior, os números sobem para 81% e 86%,
respectivamente.

O desafio
para os profissionais da comunicação é fazer com que as notícias abordem a
temática da forma mais próxima possível de quem está lendo. Termos mais
específicos, por exemplo, causam recusa dos leitores. “Quando se trata de
educação, é importante que as matérias aproximem o assunto da realidade de quem
está lendo. Por isso, tentamos tornar o conteúdo o mais atrativo possível para
os diferentes públicos”, afirma a editora de um dos maiores jornais do
Nordeste, Mariana Rios. Até novembro, o jornal publicará uma matéria especial
sobre o Enem, todas às quartas-feiras. Na versão online, para aproximar o
leitor, o conteúdo é apresentado de maneira mais interativa, com vídeos e
simulados.

A receita é
trazer para o assunto histórias de pessoas que gerem identificação. Com isso, o
retorno do público é garantido. “Temos um programa que acompanha a audiência do
site e as matérias da editoria de educação costumam ficar entre as três mais
lidas do dia”, comenta Mariana.

Atento à
necessidade de fomentar notícias relacionadas à educação, o Educa Mais Brasil,
programa pioneiro na oferta de bolsa de estudos em diversas modalidades de
ensino, investe constantemente no segmento. A empresa, que já possuía um blog com
conteúdo sobre educação, o E+B
Educação
, transformou a página em um novo portal de notícias.

Agora, no portal
E+B, é possível ter acesso gratuitamente às novidades sobre assuntos
relacionados a todas as modalidades de ensino e carreira. Na página, os
conteúdos mais acessados são os relacionados ao Enem e aos programas de
governo, como FIES, Sisu e Prouni. “Temos no nosso DNA o compromisso com a
educação. E a base da educação é a informação. Por isso, investimos para que os
bolsistas e a população em geral estejam bem informados e motivados para seguir
com seus estudos”, declara o Gerente de Marketing
do Educa Mais Brasil, Renato Dias.

Além da educação,
outros temas também foram apontados como sendo de interesse da população
brasileira na pesquisa do Datafolha. A saúde ficou em segundo lugar com 78%, a
cultura
correspondeu a 54%, economia
45%, ciência
44%, esportes 40%, política 23% e, por fim, o entretenimento com 18%.
Roberto Paim – Ascom Educa Mais Brasil

Veja mais:

LEIA TAMBÉM -   Homem é preso após quebrar janelas de casa e colocar fogo em botijão de gás em Ceilândia

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

%d blogueiros gostam disto: