Espetáculo gratuito traduz o balanço do metrô em movimentos de dança e teatro

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

O balanço de uma viagem de metrô refletido em movimentos de dança e teatro: assim nasceu o “Percepção Urbana”, espetáculo que será apresentado no Distrito Federal, gratuitamente, a partir de outubro. Três regiões administrativas receberão a iniciativa: Ceilândia, Gama e Taguatinga, nos dias 10, 11 e 12, com duas sessões cada uma.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Em cena, 12 profissionais se revezarão usando das expressões corporais para contar a história do dia a dia nos trens. Eles vão traduzir, por meio da dança de salão, desde gestos simples, com o caminhar das pessoas, até movimentos mais complexos, como a forma com a qual os passageiros se seguram quando o trem freia bruscamente. Isso, sem deixar de lado a particularidade de cada personagem.
O projeto é assinado por Caio Porto e Ricardo Lira. O primeiro, como coordenador-geral, e, o segundo, como diretor e coreógrafo. “Começamos a observar os movimentos corporais das pessoas ao adentrarem no transporte e percebemos a riqueza daquilo”, pontua Lira. “Assim, resolvemos transformar isso em algo interessante. Por que não uma peça?”, sugere.
Para deixar as apresentações acessíveis, duas sessões contarão intérpretes de Libras e material em braile, voltados ao público com limitações de audição e visão. “Uma das tônicas das minhas propostas é justamente o fortalecimento de políticas públicas direcionadas às pessoas com necessidades especiais. E, creio, que com as ferramentas certas, podemos tornar espetáculos acessíveis a diferentes públicos”, argumenta Caio.
Experiência social
O grupo vem fazendo laboratórios em estações e vagões do Metrô-DF com pílulas da narrativa. O objetivo é trabalhar as diferentes temáticas do espetáculo, como é o caso do assédio contra as mulheres nos trens. A experiência visa, ainda, verificar o retorno do público com relação à iniciativa.
Serviço
O que: Espetáculo “Percepção Urbana”
Onde:
 10/10 – Sesc de Ceilândia, localizado na QNN 27 – Área Especial S/N – Ceilândia Norte
        18/10 – Sesc do Gama, localizado no Setor Leste Industrial, Lotes 620 a 680 – QI 1 – Gama
        1/11 – Sesc de Taguatinga, localizado na CNB 12 – Área Especial 2/3 – Taguatinga Norte
Horário: 18h30*
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre
*Horário sujeito a alteração
Redes sociais

Imagem divulgação

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: