Mestre Hugo Leonardo (PE) chega a Brasília para encontro com batuqueiros

Mestre Hugo Leonardo (PE) chega a Brasília para encontro com batuqueiros
Imagem reprodução

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

A relação entre Mestre e Aprendiz é fundamental em diversas manifestações da nossa cultura popular brasileira. E em Brasília, onde o Maracatu toma forma e energia, com diversos grupos que brincam com o ritmo localmente, não é diferente. E foi a partir dessa relação que surgiu o projeto Conexão Baque Angola, que ofereceu, desde o início do ano, oficinas, encontros e eventos, contribuindo para a formação e capacitação de batuqueiros na cidade.

Idealizado por Lirys Catharina, o projeto tem como base os ensinamentos da Nação Maracatu Leão da Campina, de Recife (PE), e buscou envolver fundamentalmente grupos e artistas, apresentando a musicalidade, a história, as obrigações e as energias que permeiam o Maracatu, que vai muito além do ritmo. Como ação final do projeto, o Conexão Baque Angola traz o Mestre Hugo Leonardo, direto de Recife para Taguatinga, que ministrará uma aula com diversos aprendizes da cidade. Na aula, os participantes conhecerão, a partir da vivência com o mestre, um pouco mais dos princípios que guiam a Nação Leão da Campina (PE), além de poderem ser regidos pelo mestre.

O Encontro com o Mestre é aberto a toda a comunidade e será nesse sábado, dia 06 de julho, às 14h, na Facita, em Taguatinga. Após a aula, o evento contará com uma super festa junina, o Arraiá Zencantado, com diversas atrações, como Martinha do Coco, Raiz de Macaúba, Flor de São Benedito e o Coco dos Encantados convidando Coco de Besouro Mangangá, com o Mestre Hugo (PE).

Maracatu Leão da Campina
O Nação Maracatu Leão da Campina nasceu em 26 de Julho de 1997, fundada pelos integrantes do Centro Leão do Norte de Cultura Popular da cidade de Recife, situada na comunidade dos Coelhos. Filiado à AMAMPE (Associação Maracatu Nação de Pernambuco) e Rede Reação (Rede dos Artistas do Ibura) desfilando há mais de 7 (sete) anos, a Nação Maracatu Leão da Campina conquistou em 2003 a passagem para a categoria “A”, e no seu primeiro ano foi 3ª (terceira) colocada entre as maiores nações de Maracatu de Pernambuco. Em maio de 2004, foi realizada a Coroação da Rainha da Nação Maracatu Leão Campina, Mãe Nadja de Angola, no Pátio da Igreja do Rosário do Homem Preto. Ela que, com muita dedicação e, sobretudo, muito amor, faz de sua vida uma luta diária pela valorização da cultura pernambucana e do maracatu, mantendo o Leão da Campina como fiel representante desta tradição.

O projeto Conexão Baque Angola conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura, Secretaria de Cultura, Governo de Brasília, além de apoio da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (ACIT).

SERVIÇO
Encontro com o Mestre Hugo Leonardo + Arraiá Zencantado
Quando? Sábado, 06 de julho, 14h (Encontro) / 19h (Arraiá)
Onde? Facita,  QI 25 – Taguatinga
Quanto? Entrada Franca
Classificação: Livre
Informações: facebook.com/maracatuzenga/

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: