Camaleone-se: concurso de Beleza Top Cufa retoma programação em nova roupagem

Japão Viela 17. Foto de Nathalia Millen

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Cufa Empreenda, Feira de Empreendedorismo Online e Desfile Final farão parte da última etapa da quarta edição

A necessidade de adaptar sempre abraçou o cotidiano das quebradas. Fato: reinventar-se diante do obstáculo é habilidade nata de quem ali mora. Dessa vez, porém, o mundo lançou um desafio maior sobre todas elas: uma pandemia global. Para o resto do planeta, pode até parecer o fim, mas a favela não se dobra. Levanta, sacode a poeira e recria o modo de seguir dando voz aos seus. O novo cronograma de ações do Top Cufa é prova disso. Após o adiamento da grande final, prevista para acontecer em março de 2020, o concurso de beleza retoma a programação em novo formato. A partir de 8 de setembro, as ações formativas do Cufa Empreenda, as atrações musicais e produtos da Feira de Empreendedorismo, e os desfiles da grande final, vão ocupar a web. Idealizado pela Central Única das Favelas e realizado pelo Instituto Rosa dos Ventos — com fomento da Secretaria de Turismo do DF e apoio da Secretaria de Justiça —, o projeto visa empoderar jovens da periferia.

Segundo a presidente do Instituto, Stéffanie Oliveira, as ações que compõem a quarta edição vão muito além do concurso.

“Com poder de resistência em tempos adversos, a favela, mais uma vez, dá as mãos na solidariedade e na reinvenção. Em novos formatos, voltamos potentes com o Top Cufa. Uma construção coletiva que supera um mero concurso de beleza, mostra a força empreendedora e a poderosa estética das quebradas do Distrito Federal. Sobrevivemos, lançamos moda e somos referência de força, união, diversidade e pluralidade”, aponta.

Bruno Kesseler, presidente da Cufa-DF complementa: “os projetos que compõem o Top Cufa nasceram do trabalho que construímos na Central durante todos esses anos, enxergando o potencial produtivo que existe nas periferias. Nosso objetivo é colaborar com o crescimento profissional e cultural das comunidades situadas fora do Plano Piloto. ”

LEIA TAMBÉM -   Medicamentos para intubação estão com estoque no limite, no DF

Cufa Empreenda

Apesar de desejadérrimas, as aglomerações ainda são perigosas para a saúde. Sob a perspectiva da inclusão responsável, as já iniciadas ações formativas do Top Cufa terão seguimento no tão popular esquema live.

No Instagram, sempre às 19h, as terças e quintas de setembro serão brindadas pelo encontro virtual de uma dupla empreendedora – uma figura local e outra de reconhecimento nacional. O Cufa Empreenda convidou 12 pensantes de peso para dialogar sobre Favela, Música Juventude, Moda, Turismo e Empreendedorismo.

Para Jup do Bairro, cantora atriz e apresentadora, que participa da live sobre Empreendedorismo Digital com o designer e gerente de redes do Instituto, Ramon Lima, o projeto incentiva e apresenta novas possibilidades aos jovens.

 “Me sinto honrada de participar do Top Cufa, trabalhei com moda durante muito tempo e sempre me questionava sobre os papéis que a indústria reforçava. Um espaço como este serve justamente para estimular jovens a saírem de um lugar solitário e esmorecido devolvendo o bem-estar, o vigor e a dignidade para seus integrantes. Estou muito ansiosa para saber o que esse encontro me reserva”.

Realleza. Imagem: Fercoutinho

A artista independente e autodidata destaca ainda que “entender e enaltecer a beleza que está em nós e ao nosso redor é muito além de empoderar-se, é a possibilidade de romper estigmas do padrão eurocêntrico e mirar no ingresso de corpos possíveis. A Cufa se faz extremamente urgente para a formação e criação de novos imaginários para esses jovens. Somando com esse time, espero conseguir potencializar e inspirar para chegarmos a ainda mais pessoas, e que possamos alimentar novas cabeças com novas alternativas que não o plano de exclusão criado pelo sistema”.

Confira a programação completa:

·         08 de setembro (terça), às 19h — Live TURISMO E FAVELA, com Luís Andreaza “Vai Voando” e Rafael Arraes (DF)

·         10 de setembro (quinta), às 19h — Live EMPREENDEDORISMO DIGITAL, com Jup do Bairro (SP) e Ramon Lima (Rosa dos Ventos)

LEIA TAMBÉM -   Aniversário de 50 anos de Ceilândia é comemorado com grafite

·         15 de setembro (terça), às 19h — Live O DIREITO DA FAVELA, com Japão Viela 17 e Evenin Ávila (Defensoria Pública)

·         17 de setembro (quinta), às 19h – Live EMPREENDEDORISMO NA FAVELA, com Arifan Jr. (RJ) e Realleza (DF)

·         22 de setembro (terça), às 19h — Live JUVENTUDE E MÚSICA, com Thabata Lorena (DF) e Nega Gizza (RJ)

·         24 de setembro (quinta), às 19h — Live EMPREENDEDORISMO SOCIAL E MODA, com Carol Moupa (RJ) e Lia Maria (Diáspora 009)

Próximas ações

A partir de 6 de outubro, A Feira de Empreendedorismo Online promove a comercialização de produtos locais e das quebradas do DF no site do Top Cufa. As vendas serão promovidas com a realização de lives musicais que acontecem às terças e quintas, às 19h, no canal da Cufa DF, até 15 de outubro.

Prevista para outubro, a grande final será gravada e transmitida pela Tv Comunitária, obedecendo aos protocolos de distanciamento, sanitização e limitação do número de participantes do evento (técnica, concorrentes, júri, mestres de cerimônia e artistas).

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: