CAPES regulamenta polos para mestrado e doutorado EaD

Divulgação.

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Portaria estabelece regras para funcionamento de espaços para pós stricto sensu EAD

Agência Educa Mais Brasil

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou uma portaria nesta quinta-feira (7), com os requisitos de autorização para o funcionamento e permanência de polos de mestrado e doutorado a distância. 

O documento determina as características e diretrizes necessárias para a abertura e manutenção dos espaços destinados à realização de atividades presenciais dos programas de pós-graduação (PPGs) na modalidade de Educação a Distância (EAD). 

O processo de formalização da pós-graduação stricto sensu a distância foi iniciado em 2019, com a regulamentação da modalidade pela Capes. Com a nova portaria, o processo ganha mais segurança jurídica para estabelecer as características necessárias dos espaços físicos para pós-graduação stricto sensu EAD. 

Segundo a portaria, os polos deverão ter área administrativa, laboratório de informática ou multimídia equipados com computadores ou dispositivos similares, internet em todos os espaços, sala de estudos com acesso à biblioteca virtual e bases de dados, além de equipamentos para conferências virtuais e identificação da instituição responsável pela oferta de cursos.

Polos a distância 

As instituições interessadas na oferta de cursos deverão lidar com a parte burocrática, que inclui alvará de funcionamento ou habite-se, documento de dominialidade ou aluguel ou cessão de uso e declaração dos recursos humanos do polo. As características pedagógicas devem ser avaliadas por uma comissão de avaliação da proposta de curso novo.

Os polos passarão por uma análise documental e visita de monitoramento, que poderá ser virtual ou presencial, para verificar se atendem aos requisitos da portaria. Os espaços autorizados poderão, a qualquer tempo, ser visitados por avaliadores.

Bolsas de estudos para pós-graduação 

LEIA TAMBÉM -   Mais de 20 toneladas de massa asfáltica foram usadas na manutenção de ruas e avenidas de Ceilândia

Além da pós-graduação stricto sensu, existe outra modalidade chamada de lato sensu. Ela tem como foco a formação de profissionais para atuar no mercado de trabalho de forma mais abrangente. No caso dos cursos acadêmicos stricto sensu, a formação é voltada para a área de pesquisa e docência. 

A pós lato sensu inclui os cursos de pós-graduação MBA e especialização. Para investir na modalidade, uma dica é aproveitar as oportunidades de bolsas de estudo disponibilizadas pelo Educa Mais Brasil. O programa de inclusão educacional oferece até 70% de desconto nas mensalidades. 

Dessa forma, fica mais fácil investir em uma educação de qualidade, em instituições de ensino comprometidas, sem desestabilizar o orçamento. Escolha o curso que mais combina com você e faça a sua inscrição gratuitaclicando aqui

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: