Casa do Cantador de Ceilândia é ocupada com o universo do teatro de bonecos

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

 Expressão pela brincadeira. Essa é a essência de muitas manifestações da nossa cultura popular. Com elas, contamos nossas histórias e vivências, a partir da música, da dança, do teatro e muito mais. No Mamulengo, que é o Teatro Popular de Bonecos do Nordeste, muito presente no DF ,é exatamente assim. Personagens que ganham vida nas mãos de bonequeiros, onde cantam, dançam e contam as histórias do povo e para o povo. Com o intuito de valorizar e aproximar ainda mais essa tradição popular da comunidade, além de manter viva essa cultura tão presente na capital, surge o projeto Caseado pra Mamulengo.  De 07 a 21 de setembro, o projeto irá promover ações gratuitas e abertas ao público na Casa do Cantador, com atividades de Formação; Educação Patrimonial; Apresentações e uma Exposição, que aborda o universo do mamulengo.

A primeira atividade será a Oficina de Estandarte com Maria Villar, apresentando parte do universo simbólico desse objeto, representante material e de  força de muitas manifestações das nossas tradições populares. Uma rica experiência, voltada para grupos culturais, artistas, coletivos e interessados em aprender e confeccionar estandartes. A oficina acontecerá dias 07 e 08 de setembro, no sábado, de 10h às 13h e das 14h às 17h; e domingo, de 10h às 13h.

No fim de semana seguinte será ministrada a Oficina de Confecção de Bonecos de Mamulengo, com Thiago Francisco, que busca introduzir os participantes no fazer dos bonecos, apresentando técnicas, materiais e símbolos  presentes no mamulengo. A oficina será nos dias 14 e 15 de setembro, sendo no sábado das 14h às 18h; e no domingo, das 09 às 13h.

No último fim de semana de projeto, acontecerá a Oficina de Manipulação de Bonecos, também com Thiago Francisco. Nela, será o momento de conhecer o brinquedo por outro ângulo, de dentro da tolda, desvendando as sutilezas e artimanhas da brincadeira e sua manipulação, onde o participante tem a possibilidade de ser não só espectador, mas também brincante, que se apropria da linguagem para se  expressar. A oficina será no dia 21 de setembro, sábado, de 10h às 13h e de 14h às 18h.

Nos dias 12 e 13 de setembro, o Caseado pra Mamulengo vai oferecer apresentações para alunos de escolas da rede pública, com duas apresentações por dia, uma às 9h e outra às 15h, onde as crianças poderão assistir e se encantar com essa expressão tradicional. Apresentações também acontecem no dia 14, sábado, às 11h, e no dia 20, sexta, às 20h.

E dos dias 12 a 15 também acontecerá uma exposição, que revelará bonecos, segredos cênicos, toldas e estandartes, além da exibição de livros históricos e programas educativos sobre o Teatro Popular de Bonecos do Nordeste, que desde 2015 é registrado como Patrimônio Cultural do Brasil.

Todas as atividades acontecem na Casa do Cantador, com entrada franca.

O projeto Caseado pra Mamulengo é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Distrito Federal.

SERVIÇO

Caseado pra Mamulengo

De 07 a 21 de setembro de 2018

Casa do Cantador – Qnn 32 – Ceilândia Sul

Programação:

Apresentações:

– 12 de setembro, quinta-feira, 9hs e 15hs  

– 13 de setembro, sexta-feira,  9hs e 15hs  

– 14 de setembrosábado, 11h 

– 20 de setembrosexta, 20h

*Oficinas*
 

Oficina de Estandarte, com Maria Villar

07 e 08 de setembro

Sábado: De 10h às 13h

e da 14h às 17h

Domingo: De 10h às 13h

Oficina de Confecção de Bonecos de Mamulengo, com Thiago Francisco

Dias 14 e 15 de, setembro, sábado

Sábado: 14h às 18h

Domingo: 09 às 13h

Oficina de Manipulação de Bonecos de Mamulengo, com Thiago Francisco

Dia 21 de setembro,sábado

De 10h às 13h e 14h às

18hExposição:
12 a 15 de setembro, das 08h às 18h

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: