Dicas para escrever uma boa conclusão na redação do Enem

Dicas para escrever uma boa conclusão na redação do Enem

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das partes mais temidas pelos participantes. Zerar o texto da prova é garantia de não poder se candidatar aos programas educacionais do governo federal como o ProuniFies e Sisu, e não utilizar o resultado da avaliação para outras formas de ingresso no ensino superior. A redação Enem deve ser desenvolvida no gênero textual dissertativo-argumentativo. Estudantes devem estar atentos para, além de escrever uma boa introdução, caprichar também na conclusão.


Mas, afinal, como fazer uma boa conclusão? A conclusão de um texto é o fechamento da ideia apresentada no início e ao longo da dissertação. No geral, é preciso fechar com um bom argumento que resuma as ideias mais importantes que foram abordadas. No caso do Enem, essa finalização deve conter uma proposta de intervenção para o tema pedido, com o propósito de dar uma solução para o problema, mostrando resultados. Essa é uma das competências avaliadas pelos corretores.

Dicas para escrever uma boa conclusão na redação do Enem

O texto ao todo deve seguir a regra básica de qualquer boa redação: introdução, desenvolvimento e conclusão. Ao chegar à parte final uma dica essencial: vá direto ao ponto. Não enrole no final do texto. A conclusão deve ser breve e fazer referência ao que foi exposto no início para ressaltar a ideia principal, sempre lembrando de lançar uma solução sobre as questões levantadas anteriormente.

Não é necessário se preocupar com uma escrita rebuscada, o interessante é que seja clara e concisa. Se estiver em dúvida de como se escreve uma palavra, o melhor é mudar, pensar em um sinônimo, por exemplo. Também evite o uso de clichês para finalizar o texto como: “concluindo” ou “finalizando”. Use uma oração coordenada conclusiva. Confira alguns exemplos abaixo.

Exemplos de frases para conclusão da redação do Enem

Confira alguns exemplos de como iniciar a conclusão da redação de um texto:

– Tendo em vista os fatos apresentados…

– Portanto/ logo…

– Diante do exposto é possível concluir que…

– Dado o exposto faz-se necessário que…

– Levando-se em consideração os aspectos mencionados…

Manual de Redação do Enem

Em todas as edições do Enem, o Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova, divulga a Cartilha de Redação do Enem. O material contém orientações sobre como funciona a redação, o que é avaliado, quais as competências exigidas, além de redações de participantes que conquistaram a nota mil.

Fonte: E+B Educação | Géssica Santos

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: