Domingo (1º) é dia de diversão e civismo na Praça dos Três Poderes

Domingo (1º) é dia de diversão e civismo na Praça dos Três Poderes
Foto Luís Tajes/Setur-DF

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

O próximo domingo (1º) terá mais uma edição do programa “Manhã Cívica – Brasília: O Brasil começa aqui”, realizado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF)  em todas as solenidades de Troca da Bandeira. A última edição, que ocorreu no dia 4 de agosto, atraiu cerca de três mil pessoas à Praça dos Três Poderes. Além da solenidade, que será de responsabilidade da Marinha, a Setur-DF e parceiros preparam uma série de atividades para brasilienses e turistas de todas as idades.

“Desde o início do ano temos nos empenhado para transformar a solenidade da Troca da Bandeira em um grande evento turístico. A cada edição, um número maior de pessoas comparece e já temos operadoras de Turismo interessadas em divulgar esse evento para seus clientes. Brasília está começando a usufruir dessa característica única que temos no Brasil, que é a de Turismo Cívico”, destacou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

A apresentação da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais será uma das grandes atrações. Conhecida pelas suas gaitas de fole, os membros do grupo fazem evoluções durante as suas apresentações musicais. A Banda é composta por 96 músicos e já se apresentou na Escócia, no Paraguai, em Paris e em Portugal, além de percorrer diversas cidades do Brasil. A Marinha também levará para a Praça dos Três Poderes painéis com explicações sobre a história da força, uma exposição de blindados e de maquetes de uma fragata, de uma corveta e de aeronaves. 

A ação do próximo domingo contará com a parceria do Sesc e do Sistema Fecomércio, da TCB,  da Caesb e do sistema Viibra (Visitação Institucional Integrada em Brasília), grupo formado por órgãos públicos que abrem as portas para visitas turísticas em suas sedes.  O Congresso Nacional e o Itamaraty montarão um esquema especial de visitação para o domingo. A visitação no Congresso ocorrerá entre 9h e 17h30, com grupos de até 70 pessoas a cada 30 minutos. Já o Itamaraty, terá uma visita especial as 12h, que poderá ser agendada no local.

 “Essas parcerias têm sido essenciais para alcançarmos esse sucesso. É lindo ver a cidade trabalhando junta em prol de um mesmo objetivo: potencializar o Turismo na nossa cidade-capital e com isso gerar mais emprego e renda para a nossa população”, enfatizou Vanessa Mendonça.

A programação de domingo será das 9h às 12h e prevê, entre outras atrações, apresentação da tradicional banda de samba Sambakana, oficinas recreativas, atividades de lazer, exposição de equipamentos militares, massoterapia, city tour e muito mais. Entre as ações recreativas estão pintura de rosto, cama elástica, ping pong, totó e pedal kart.

Ainda estarão disponíveis foodtrucks e ônibus da TCB para rotas turísticas gratuitas na Esplanada. Quem quiser se aprofundar mais sobre a história e os atrativos da capital federal poderá contar com o apoio de um guia turístico cadastrado no Cadastur.

Troca da Bandeira – A Troca da Bandeira é uma das maiores expressões do turismo cívico do país, e ocorre todo primeiro domingo do mês. Cada mês, uma força ou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é responsável pelo evento. O monumento do Mastro da Bandeira consta no Guiness Book como maior bandeira hasteada do mundo. Com 100 metros de altura, a bandeira da Praça dos Três Poderes tem 20 metros de largura por 14 metros de altura e chega a pesar 40 quilos.

Atrações:

Desfile Militar da Marinha

Exposição de equipamentos militares

Apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais

Hino Nacional

Salva de Tiros

Hino da Bandeira

Banda Sambakana

Pintura de rosto

Pedal kart

 Ping pong

Visitação especial no Congresso Nacional e no Itamaraty

Massoterapia

City Tour

Cama elástica

 Totó

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: