“Há muitos anos nós estávamos esperando, mas tudo tem o seu tempo e a sua hora. Essa melhoria valoriza a porta da nossa casa. Eu vejo que as coisas estão melhorando.”
A frase é de Venâncio Silva, 75 anos, morador do Setor O de Ceilândia. Ele faz referência aos cuidados realizados pelo Governo do Distrito Federal por meio do programa GDF Presente em sua região (veja algumas ações na ilustração abaixo).
Obras como o recapeamento da via de acesso à EQNO 18/19 são parte dessas melhorias. Serão 70 metros de nivelamento, serviço de execução de base, terraplanagem, subleito, leito e base.
A obra ajudará na trafegabilidade dos moradores, pois facilitará o acesso à DF 070 e à Via Estrutural. Antes eles tinham que fazer todo o percurso pela Via Central para sair até o terminal do setor, e só depois acessar a DF 070. Agora esse problema está com os dias contados e, enfim, os cidadãos vão chegar com facilidade ao Plano Piloto.
O diretor de Obras da Administração de Ceilândia, Sergio Pimenta, conta que o recapeamento desse trecho é um desejo dos moradores há mais de 30 anos. “Ficamos felizes em ver que realmente estamos ajudando. O objetivo é continuar o trabalho. Recentemente fizemos um acesso à EQNO 18, que beneficiou bastante os moradores. E eu já adianto que vamos fazer outros acessos aqui no Setor O. O trabalho não para”, garante o engenheiro.
Esta é uma obra realizada de forma direta pela Administração Regional de Ceilândia em parceria com o GDF Presente, que forneceu mão de obra e maquinário. Já a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) cedeu cinco toneladas de massa asfáltica, enquanto o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) disponibilizou 15 toneladas do produto.
A previsão é de que o recapeamento seja concluído nesta sexta-feira (6).

São mais de 70 pessoas envolvidas no trabalho, em grupos que se espalharam por todos os cantos do Setor O. A Novacap já realizou a poda de dez árvores, recolheu 700 toneladas de entulhos, desobstruiu 12 bocas de lobo e tapou 75 buracos. Também estão sendo realizados o nivelamento e a compactação da estrada vicinal Núcleo Rural Alexandre Gusmão.
A moradora Elza Beatriz da Silva, 65 anos, também tem acompanhado as intervenções. “Eu já briguei várias vezes por melhorias aqui. Eu tenho percebido que o governo está melhorando e conhecendo melhor as nossas necessidades e, automaticamente, chegando mais até nós. Eu vejo que o trabalho está aparecendo”, conta.
Agência Brasília
Veja mais:
Foragido do Saidão é preso com carro roubado no Setor O, em Ceilândia
Presidiários vão revitalizar praças em Ceilândia
Organizações sociais de combate à violência lança Projeto de Intervenção no Sol Nascente, em Ceilândia
Falso policial federal e latrocida são presos em Ceilândia
Fort Atacadista entrega mais de R$ 123 mil para instituições de caridade de Ceilândia
Centro de Juventude retoma as atividades com inscrições para 5 cursos e oficinas
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)