Mulheres lideram gestão da educação básica no Brasil, aponta Censo Escolar

Mulheres lideram gestão da educação básica no Brasil, aponta Censo Escolar

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Os dados mais atualizados, levantados pelo Censo Escolar 2019, apontam que a educação básica no Brasil, é gerida, predominantemente, por mulheres. Nas mais de 180 mil unidades educacionais do país, mais de 80% dos gestores são do sexo feminino. Inédita, a maior pesquisa estatística educacional brasileira, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apresentou, nesta edição, os primeiros registros sobre o sexo de quem está à frente do comando das instituições.

Mulheres no Censo Escolar 

A pesquisa realizada pelo Censo Escolar permite traçar um perfil detalhado de todos os 48 milhões de estudantes da educação pública e privada do país, além dos 2,2 milhões de professores regulamentados na carreira. Para reunir todas as informações, o Inep conta com a parceria dos usuáriosdo Educacenso, sistema que contém o banco de dados da pesquisa. Nesse trabalho, as mulheres desempenham uma função fundamental.

Protagonistas nas ações desenvolvidas pelo censo da educação, as mulheres exercem atividades estratégicas no Órgão. A coordenadora-geral do Censo Escolar, Célia Gedeon, que atua no cargo desde 2005,acompanha o desenvolvimento da pesquisa desde o início da década de 80.  Naquele ano, em1983, Célia começou a fazer parte do quadro de digitadoras do Ministério da Educação(MEC). Entretanto, sua proatividade a fez evoluir na carreira.

A dedicação ao trabalho e todo conhecimento adquirido ao longo da jornada fizeram com que a servidora pública fosse acumulando mais responsabilidade no Órgão até assumir a coordenação-geral da pesquisa, um trabalho que exige “enorme responsabilidade e compromisso com todas as atividades que envolvem a logística do censo”, explica Gedeon. A coordenadora ressalta, ainda, que o universo da educação é muito feminino e a produção do censo também, consequentemente.

LEIA TAMBÉM -   Dupla do mal rouba em parada de ônibus e se dá mal com a polícia em Ceilândia

Você sabe o que é Censo Escolar?

O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa anual, feita com base nos documentos administrativos das escolas e redes de ensino, e tem por referência a última quarta‐feira do mês de maio.

Principal pesquisa estatística sobre a educação básica, o censo é coordenado pela Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed) do Inep e realizado em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação.

Participam todas as escolas públicas e privadas do país, incluindo as diferentes etapas e modalidades da educação básica: regular, especial, profissional e educação de jovens e adultos (EJA). Além disso, a pesquisa apresenta informações sobre matrículas, docentes, escolas e gestores.

Fonte: Juliete Neves – Agência Educa Mais Brasil

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: