A primeira remessa das 10,2 milhões de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 começou a ser distribuída nessa quinta (3) em direção à Bahia e ao Pará. Do total de provas, 408 mil impressões pertencem ao primeiro malote que saiu do 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército, em Osasco (SP), com a escolta da Polícia Militar.
De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, todas as provas que irão atender os 5,1 milhões de inscritos já estão impressas. “O Enem envolve o país inteiro, é um projeto nacional. São milhares de participantes que contam com a gente, que esperam uma boa prova, um bom ambiente para aplicarmos essas provas com segurança”, pontua Lopes.
A logística das provas conta com reforço de diversas equipes de segurança, conforme reforça o diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Murillo Gameiro: “destaco o papel da Polícia Militar de São Paulo que, durante todo o período de impressão dos cadernos das provas, fez o acompanhamento das provas na gráfica”.
Enem 2019
O exame está previsto para ocorrer nos dias 3 e 10 de novembro deste ano em 1.727 municípios brasileiros. O Enem avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições portuguesas. O exame também possibilita o financiamento e apoio estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
*Com informações do Inep
Fonte: Brenda Chérolet – Agência Educa Mais Brasil
Veja mais:
Enem 2020: participantes poderão responder provas digitais
Aplicativos para correção da redação do Enem auxiliam candidatos na preparação do exame
Enem 2019 será realizado dentro de duas semanas
Enem PPL conta com mais de 40 mil inscritos
Enem 2019 teve maior índice de presença da história. Confira balanço
Solicitou reaplicação do Enem 2019? Resultado já está disponível; confira