Secretaria recebe inscrições de chapas para eleições dos Conselhos Comunitários de Segurança

Secretaria recebe inscrições de chapas para eleições dos Conselhos Comunitários de Segurança

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Começou nesta quarta-feira (10), no andar térreo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, as inscrições das chapas para disputar as eleições dos Conselhos Comunitários de Segurança – Consegs, que ocorrerão no dia 14 de setembro.

Para concorrer, deve-se montar uma chapa com 4 integrantes e se inscrever até o dia 31 de julho. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) são canais de participação popular que tratam de assuntos ligados à segurança pública e ajudam a integrar as comunidades locais aos órgãos de segurança por intermédio da SSP/DF.

Foram criados em 2011 e, atualmente, estão presentes em todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

De caráter consultivo, sem fins lucrativos e de cooperação voluntária, atuam como espaços para discussão e análise de problemas que impactam a área, como a necessidade de ações de conservação ou revitalização de lugares públicos.

Os Consegs realizam reuniões ordinárias mensais onde a comunidade contribui com críticas, sugestões e observações de situações que envolvem a segurança pública direta ou indiretamente.

Recebem as demandas da sociedade, encaminhando-as e articulando a solução junto aos órgãos governamentais. Também auxiliam no monitoramento, na avaliação e na gestão dos resultados alcançados.

Atualmente, o DF possui 37 Consegs, sendo que cada uma das 31 regiões administrativas contam com pelo menos um deles. Cada conselho possui uma diretoria composta por Presidente, Vice-Presidente, Diretor Comunitário, Primeiro e Segundo Secretários que são eleitos pela comunidade, obedecendo o Regulamento do Processo Eleitoral. Os cargos têm mandato de quatro anos, sendo admitida a reeleição para um único período subsequente.

Documentos necessários para inscrição de chapa

1- Duas fotos, 3×4;
2- Cópia da carteira de identidade;
3- Cópia do cadastro de pessoa física – CPF;
4- Cópia do certificado de reservista;
5- Certidão negativa criminal federal;
6- Certidão negativa criminal do Distrito Federal;
7- Certidão negativa eleitoral;
8- Comprovante de residência, de domicílio ou de exercício de atividade funcional ou profissional na área de abrangência do respectivo Conseg há pelo menos dois anos ininterruptos;
9- Declaração de compatibilidade com o Art. 2º da Portaria/SSP nº 074, de 1º/07/2019.

ASCOM SSP/DF

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: