Semana do Cerrado será aberta no Jardim Zoológico de Brasília neste domingo

Semana do Cerrado será aberta no Jardim Zoológico de Brasília neste domingo

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

O Teatro de Arena do Jardim Zoológico foi pintado e reparado para abrigar, neste domingo, (08/09), entre 10h e 16h, a abertura da Semana do Cerrado 2019. O evento, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), conta com a parceria de diversos órgãos do governo do Distrito Federal, do setor produtivo e da sociedade civil organizada, com o objetivo de promover a conscientização ambiental da população sobre a importância do bioma do Cerrado. O secretário Sarney Filho e a diretora-presidente do Zoo, Eleutéria Guerra, participam do evento.


Com o tema Cidades Sustentáveis este ano, a Semana do Cerrado foi instituída e incluída no calendário oficial de eventos do DF, em 2012.
O primeiro dia da programação, que segue até o dia 14, traz para a população do Distrito Federal atrações variadas, voltadas a adultos e crianças. O Zoológico, com o apoio da Polícia Militar Ambiental, CAESB, Polícia Civil do DF, Corpo de Bombeiros do DF, EMATER, EMBRAPA Cerrados, Brasília Ambiental, UNB e SLU, preparou apresentações artísticas, oficinas, exposições de fotos, pinturas, entre outras.


As crianças poderão participar de atividades circenses, teatro, contação de histórias e brincadeiras com fantoches. Há ainda a Exploração pelo Mundo Animal por sete tendas temáticas (Carnívoros, Savana, Aves e tráfico de animais, Herbívoros, Répteis e, América) com amostras de espécies e informações sobre reabilitação de animais pelo Zoológico.


A ONG Programando o Futuro participa com a Estação de Metarreciclagem, que ficará disponível para a coleta de equipamentos eletroeletrônicos e de informática.


JARDIM ZOOLÓGICOO zoológico possui uma área de 139,7 hectares, onde 12 destes são exclusivamente destinados para produção de alimentos dos animais, o que garante mais um selo de qualidade para a instituição. No restante, estão distribuídos os recintos de animais, Museu de Taxidermia, parque para camping, playgrounds, lagos artificiais, áreas de passeio, estacionamentos, lanchonetes e outros. São 1,4 mil animais, distribuídos entre 217 espécies de aves, répteis, mamíferos e artrópodes.


Criada antes mesmo da fundação da capital, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), sempre foi um local prazeroso para o entretenimento, o lazer e o esporte. Tem o privilégio de ser a primeira instituição ambientalista criada no Distrito Federal. Foi Inaugurada no dia 6 de dezembro de 1957 e desenvolve ações voltadas para a defesa e preservação da fauna e flora brasileira. É um órgão da administração indireta vinculada à SEMA.


Uma das ações de grande reconhecimento é o trabalho de conservação e pesquisa, o que contribui para preservação de animais ameaçados de extinção. Quanto ao desenvolvimento científico, o Zoo de Brasília trabalha em parceira com entidades renomadas como a Universidade de Brasília (UnB), Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Instituto Federal de Educação Teológica (IFTB), entre outras.

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: