Os alunos do 9º D do Centro Educacional 7 (CED 7) de Ceilândia Norte tiveram uma aula de dignidade, coragem, altivez e respeito ao compromisso com a educação. Aprenderam também a diferença entre autoridade e autoritarismo, entre decência e escracho, tudo num só instante. Que não se esqueçam, porque é do que mais precisam nestes tempos terríveis em que vivemos. O texto é da jornalista Conceição Freitas, do site Metrópoles.
Na segunda-feira (11/11/2019), o sargento Policarpo entrou em sala de aula, sem autorização da professora, para entregar advertências a alguns alunos. A professora pediu que ele se retirasse, ao que o PM retrucou que ela não tinha autoridade sobre ele.
A professora chamou, então, alguém da direção da escola e gravou o pedido:
— Alguém da direção, por favor, pode vir na sala do 9º D? O sargento Policarpo está me desautorizando na frente da turma toda, dizendo que eu não tenho autoridade sobre esta sala. Ele entrou para fazer advertências indevidas durante o meu período de aulas. Então, esse senhor está andando na minha sala, acabou de me desautorizar perante a minha turma, e isso é inadmissível. Eu falei para ele que a turma é minha, a sala é minha enquanto eu estiver aqui dentro. Ele está sorrindo, fazendo chacotas, sendo irônico. Então, por favor… e pedi pra ele sair da sala.
Ao que o sargento respondeu:
— Não, a senhora mandou eu sair da sala.
Professora:
— Sim, eu mandei você sair da sala.
PM:
— A senhora não tem autoridade para mandar eu sair da sala.
Professora:
— Eu tenho autoridade sim, sala de aula é minha, eu tenho autoridade, senhor Policarpo.
A atual diretora, Adriana Rabelo, publicou na página do CED 07, numa rede social, nota de apoio à professora que teve a sala invadida por um PM:
“Ontem tivemos um episódio nada agradável em nossa escola, que envolveu uma docente e um militar que a desautorizou em frente à turma. Como gestora, orientei a formalização da denúncia, o que foi feito pela professora em ata escolar com o acompanhamento da diretora do Sinpro. Encaminharemos formalmente a denúncia à direção disciplinar para as medidas cabíveis. Estamos prestando todo esclarecimento à SEDF. E reitero em nome desta gestão o apoio à professora.”
Fontes policiais informaram ao Metrópoles que a professora é candidata à eleição para a escolha da nova diretoria da escola e é contrária ao ensino militarizado. Nem sei o nome dela, mas já tem o meu voto.
O CED 7 aprovou, em fevereiro passado, a gestão compartilhada com a Polícia Militar por uma margem de votos que já antevia a resistência da comunidade à interferência policial na escola: 58% a favor, 41% contra.
Na sexta-feira passada (08/11/2019), a equipe de handebol sub-18 do CED 7 foi campeã nos Jogos da Primavera. Parabéns!
Por Metrópoles
Veja mais:
PMDF prende assaltante de parada de ônibus na Ceilândia
Adolescente é assassinado em Ceilândia
Mulher é esfaqueada durante assalto em Ceilândia
Mulher é assassinada pelo companheiro, no Sol Nascente
Dupla é detida após arrastão em Ceilândia
Traficante é preso com 200 quilos de maconha debaixo da cama da filha, no Sol Nascente
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
6 Comments