Quem é ciclista sabe das dificuldades encontradas nas ciclovias construídas Brasil afora. Seja por falhas no traçado, na pavimentação ou na sinalização, muitas vezes os projetos são mal planejados ou mal executados, o que coloca em risco a vida de milhares de ciclistas, pedestres e motoristas. Para reduzir essas falhas e aumentar a segurança dos usuários, um Projeto de Lei pretende obrigar a realização de audiências públicas antes da construção das vias.
Trata-se do PL 3598/2019, de autoria da senadora Leila Barros (PSB-DF), que obriga que a construção de ciclovias, ciclorotas, ciclofaixas e bicicletários deva ser precedida de audiência pública onde sejam mostrados traçado, localização e características técnicas do projeto.
“Este projeto tem por base o diálogo com vários grupos que representam o ciclismo nas maiores capitais do País. Queremos promover o desenvolvimento do ciclismo como forma de transporte individual, a integração de todos os modais de transporte urbano e preservar a segurança dos cidadãos”, explica a senadora do Distrito Federal.
Além das audiências públicas, o PL também prevê a obrigatoriedade de se realizar um planejamento de mobilidade urbana que integre os modais automotor, ferroviário, metroviário e cicloviário. “Vamos melhorar o planejamento urbano e, ao mesmo tempo, promover maior participação da sociedade na implantação de ciclovias, ciclofaixas e bicicletários do País”, esclarece Leila.
Veja mais:
Em quinze dias, dez empresas já manifestam interesse na privatização do Metrô-DF
Gratuita, revisão de véspera vai orientar candidatos do concurso da Sedest neste sábado (25)
PCDF emite novo RG que traz benefícios ao cidadão
Decreto recolhe armas de policiais indiciados pela Lei Maria da Penha
Funcionários realizam formatura surpresa para colega de trabalho
Detran-DF vai leiloar mais de 1.200 veículos