Viaduto do Eixão será liberado amanhã (4)

Viaduto do Eixão será liberado amanhã (4)

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em janeiro de 2019, o governador Ibaneis Rocha e o DER/DF assumiram a obra, que estava com 24% de conclusão, tendo sido executada a fundação de blocos e iniciada a fixação dos pilares. Com o objetivo de agilizar o andamento das obras, o governador determinou que a frente de trabalho no canteiro fosse em dois turnos, com 138 operários. Hoje, 90% da obra total estão concluídos.

Uma nova estrutura foi construída na área desabada. Parte do viaduto que não sofreu dano foi restaurada e recebeu reforço. Ao todo, estão sendo investidos R$12 milhões na obra.

A data prevista para entrega total da obra, que inclui a Galeria dos Estados, está prevista para a última semana de junho. A liberação do trânsito sobre o viaduto vai beneficiar a 120 mil veículos que trafegam pelo Eixão todos os dias.

Qualidade da obra

No último sábado (1º), engenheiros da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e do DER/DF realizaram ensaios estruturais no viaduto. O objetivo foi avaliar o comportamento e certificar a estrutura.

Os experimentos duraram 1h30. Nesse tempo, os técnicos conseguiram todas as informações necessárias, com manobras e várias etapas e simulações. Os testes consistiram em monitorar o comportamento de veículos com grande capacidade de carga e do viaduto, por meio de sensores.

Após as coletas dos dados, engenheiros da Novacap irão estudar as informações e emitir o laudo final do viaduto para entregá-lo ao DER. Preliminarmente, os resultados foram positivos.

Agência Brasília

Veja mais:

LEIA TAMBÉM -   Policiamento ciclístico é destaque em Ceilândia

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

%d blogueiros gostam disto: