Deputado Iolando deve ser titular da Secretaria da Pessoa com Deficiência

Deputado Iolando deve ser titular da Secretaria da Pessoa com Deficiência

Compartilhe essa matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

O deputado Iolando (PSC) deve deixar a Câmara Legislativa para assumir a nova Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência, cuja criação foi aprovada pela Câmara Legislativa, na sessão ordinária desta terça-feira (27). A votação da matéria foi precedida pela aprovação do Projeto de Lei nº 607/2019, do Executivo, que alterou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), do corrente ano, para respaldar a proposta de constituição da nova pasta.

O PL nº 585/2019, sobre a secretaria, também do Executivo, apreciado em segundo turno e redação final, recebeu 20 votos favoráveis, a unanimidade dos deputados presentes (havia quatro ausentes). Apesar de concordarem com o mérito da proposição, parlamentares de diversos partidos questionaram a falta de informações que deveriam ter acompanhado a matéria, como a declaração do ordenador de despesas com indicações de onde virão os recursos para as novas despesas. A deputada Júlia Lucy (Novo), que votou contra o PL nº 607/2019, lembrou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e chegou a afirmar que o GDF “precisa ter responsabilidade ao criar uma secretaria”.

Por outro lado, todos foram unânimes em elogiar o deputado Iolando a quem foi atribuído o sucesso pelo resultado: a criação da primeira secretaria dessa natureza no âmbito do Distrito Federal. O parlamentar agradeceu o apoio dos colegas e lembrou que há, no DF, cerca de 850 mil pessoas com algum tipo de deficiência. A aprovação da pasta foi comemorada por representantes de diversas entidades, que por quase cinco horas acompanharam a sessão, traduzida para a Língua Brasileiras de Sinais (Libras). Após proclamar o resultado, o presidente da Casa, deputado Rafael Prudente (MDB), desejou sucesso ao deputado Iolando e afirmou que a nova pasta “começará pequena, mas tem tudo para se tornar uma grande secretaria”.

Com informações da CLDF

Deixe uma resposta

Veja Também:

Últimas Postagens

Siga-nos nos Facebook

%d blogueiros gostam disto: