Um dos assuntos abordados pelos deputados distritais na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta terça-feira (6) foi a educação pública. O deputado Fábio Felix (PSol), líder da minoria, disse que vê com preocupação a política de militarização de escolas públicas do GDF. Felix afirmou que o governo está enganando a população ao dar a entender que as escolas militarizadas vão se transformar nas escolas militares tradicionais.
O deputado informou que a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar elaborou uma cartilha com direitos e deveres em uma escola militarizada. Na opinião do deputado, a militarização promove a precarização da rede pública de ensino. Entre os problemas do modelo, o deputado aponta a utilização de profissionais sem formação e sem experiência, a falta de projeto pedagógico, entre outros. O distrital também reclamou da implantação do modelo sem qualquer discussão com a sociedade.
“A militarização tampa o sol com a peneira, pois o problema de segurança pública não é só nas escolas, mas em todo o DF. O governo precisa atacar o problema de segurança pública em todas as cidades”, avaliou Fábio Felix, acrescentando que escola é espaço de diversidade e pluralidade. Segundo ele, um estudo sobre a militarização em outros estados do Brasil demonstra que as notas de português e matemática não melhoraram. O desempenho geral destas escolas, segundo ele, até melhorou, mas por causa da exclusão dos alunos mais fracos.
Com informações da CLDF
Veja mais:
Mulher mata marido com facada e alega legítima defesa no Sol Nascente
Homem é morto a tiros na QNN 05, em Ceilândia
PMDF prende assaltante de parada de ônibus na Ceilândia
Adolescente é assassinado em Ceilândia
Mulher é esfaqueada durante assalto em Ceilândia
Mulher é assassinada pelo companheiro, no Sol Nascente
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)